Projeto Político Pedagógico

Professores e profissionais que atuam no contexto educacional (assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, supervisores, orientadores educacionais etc
Os surdos no Brasil compõe um grupo que busca o reconhecimento de sua diferença linguístico-cultural perante a sociedade.
As especificidades dos surdos e dos profissionais de diversas áreas que atuam junto a comunidade surda têm criado novas demandas por intervenções em seus espaços de trabalho. Os avanços legais exigem a busca por aperfeiçoamento no âmbito de desenvolvimento social educacional e linguístico, tais como: Lei no 10.436/2002 (Lei de Libras), Decreto 5626/2005 (regulamentação da Lei de Libras), Lei 13146/ 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), entre outras.
Assim, partir da leitura da realidade dos surdos e das relações sociais, propõe-se contribuir com o processo de inclusão social. O IFSC tem grande potencial para o incentivo ao desenvolvimento da região, em consonância com seus arranjos produtivos locais e, também, no fomento de novas estratégias e novos ramos de atuação e outras áreas importantes para a formação profissional e em consonância com as necessidades da comunidade do entorno escolar.
O presente curso de Especialização visa propiciar conhecimentos teóricos e práticos que abordem aspectos políticos, culturais e pedagógicos relevantes para a
educação de surdos. Tais aspectos, ao mesmo tempo em que esboçam uma trajetória educacional da comunidade surda, apontam para os impasses, dilemas e desafios aos quais os surdos, os educadores, os dirigentes institucionais e a sociedade em geral ainda se defrontam cotidianamente.
O referido curso de especialização oportuniza o desenvolvimento de pesquisas relevantes para a área (disponibilizadas para consulta no acervo do Campus Palhoça Bilíngue) e o fomento de novos paradigmas relacionados às diferenças culturais, políticas e educacionais implicadas nos trabalhos com os sujeitos surdos. Frente ao exposto, a reedição do projeto busca dar prosseguimento às demandas dos profissionais da educação, principalmente àqueles da rede pública de ensino, que precisam de abordagens adequadas e atualizações contínuas para realizarem um processo educacional diferenciado proporcionando metodologias educacionais condizentes para a educação de surdos.
IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue. Baixar Arquivo
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