Projeto Político Pedagógico

O curso pretende formar profissionais com perfil voltado para atuar sobre as rotinas administrativas empresariais desempenhando seu trabalho, como auxiliar administrativo, com espírito de equipe e consciência dos princípios da ética e da cidadania. O perfil busca contemplar os parâmetros da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) que compreende a execução de serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística. Pretende formar trabalhadores aptos para o atendimento aos fornecedores e clientes, com fornecimento e recebimento de informações sobre produtos e serviços; e encaminhamento de documentos variados, de acordo com os procedimentos necessários.

Conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o auxiliar administrativo trabalha nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas, sendo empregado com carteira assinada, compondo parte de uma equipe e tendo supervisão ocasional. Esse profissional pode atuar em empreendimentos de pequeno, médio e grande porte,
dando suporte à execução de atividades administrativas de média complexidade.  As competências desenvolvidas ao longo do curso proporcionam ainda a possibilidade de o egresso vir a constituir um pequeno empreendedor, tendo para isso desenvolvido competências básicas de gestão.

● Compreender os processos de socialização humana respeitando os princípios da ética, da
cidadania e da sustentabilidade, percebendo-se como agente social que pode intervir na
realidade com projetos de vida que visem a sua emancipação.
● Executar processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças,
produção, logística e vendas de maneira alinhada às normas técnicas, procedimentos
operacionais e legislação vigente.
● Atender fornecedores e clientes com atenção a questões éticas e de relacionamento
interpessoal.
● Fornecer e receber informações sobre produtos e serviços.
● Tratar documentos variados.

A metodologia de ensino da unidade consistirá de aulas expositivas, dialogadas com apoio de material visual, vídeos e textos, com temas sociais de interesse e relevantes ao curso. Atividades práticas serão propostas para dinamizar o processo de aprendizagem. Com uma linguagem simples e com explicações claras e com didáticas específicas ao público. A avaliação será contínua ao longo da unidade, com a realização de trabalhos de leitura e interpretação, orais e escritos, individuais e em grupos. A recuperação, quando necessária, se dará de forma paralela, com atividades acordadas entre professor e aluno.

 

Ana Maria Bonk ana.bonk@ifsc.edu.br 
Ana Paula Kuczmynda da Silveira ana.paula@ifsc.edu.br 
Daniela Sbizera Justo daniela.sbizera@ifsc.edu.br 
Giane Carmem Alves de Carvalho giane.carvalho@ifsc.edu.br 
Marília Regina Hartmann marilia.hartmann@ifsc.edu.br 
Paulo Guilherme da Silva Stahnke paulo.stahnke@ifsc.edu.br

A avaliação será contínua ao longo da unidade, com a realização de trabalhos de leitura e interpretação, orais e escritos, individuais e em grupos. A recuperação, quando necessária, se dará de forma paralela, com atividades acordadas entre professor e aluno.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv2.appdocker4-inst218/04/2024 22:42