Projeto Político Pedagógico

O aluno do Curso de SolidWorks, ao concluir seu curso, deverá dominar as ferramentas básicas do software para projeto de componentes/moldes e a
simulação das partes em situações de produção e/ou aplicação, além de ter a capacidade de ler, interpretar e executar desenhos técnicos.

Com material desenvolvido pela empresa proprietária do programa, o curso de SolidWorks® vai ao encontro de padrões e necessidades de engenharias da região, proporcionando ao aluno egresso oportunidades nas áreas de serviços de consultoria em projetos e produção industrial, podendo atuar nos setores de análise, desenvolvimento, implantação de CAD. O aluno egresso será habilitado como usuário de programa CAD através do programa SolidWorks® como forma de capacitação profissional. O conteúdo programático não prevê a formação técnica em desenho técnico, sendo esta a formação inicial do aluno, entretanto, tal formação não é indispensável para o aproveitamento do curso. A região conta com o SITIMETAL (Sindicato dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas, material elétrico, siderúrgica, reparação de veículos e implementos agrícola de Xanxerê) com mais de 200 empresas cadastradas e outras do ramo moveleiro. Consequentemente, o curso proporcionará aos profissionais inseridos no mercado maior favorecimento de ascensão na área e aos alunos desempregados e aos trabalhadores que intentam ingressar na área, oportunidades de contratação como Desenhista técnico auxiliar, Copista de croqui, Desenhista copista (CAD) ou Operador de CAD (copista) de nível médio, se já possuírem formação inicial em desenho técnico.

- Ler, interpretar e executar desenho técnico mecânico;

- Visualizar e representar formas através de projeções ortogonais e perspectivas isométricas;

- Desenhar  esboços  e  modelar  sólidos  geométricos  utilizando software CAD (Computer Aided Design);

- Realizar  montagem  de  peças  para  concepção  do  projeto  e realizar animações para apresentações;

- Realizar detalhamento de projeto, produzindo desenhos técnicos e anotações.

A metodologia a ser adotada, está dividida em atividades práticas e teóricas, coletivas e individuais, favorecendo sempre a interação dos alunos na busca de objetivos comuns, compartilhando esforços, aprendendo a ouvir e incorporar críticas e sugestões. Quanto à prática metodológica as atividades aplicadas com os alunos são colocadas como desafios que possibilitem um exercício constante na busca de soluções para a construção do seu próprio conhecimento, tornando as aulas dinâmicas, transformadoras e estimulantes.

Paulo Gianesini

Eduardo Nascimento Pires

eduardo.pires@ifsc.edu.br 

Ao final de cada unidade serão realizados exercícios (individuais ou em grupos) para aferir se o conhecimento foi adquirido de forma satisfatória. A avaliação será continuada e processual, observando a participação,
apropriação e aplicação dos conceitos apresentados e conhecimentos vivenciados.

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