Não consta no PPC
O egresso poderá atuar em empresas que utilizem recursos de Informática e também como autônomo ou freelancer.
-Operar e administrar o Sistema Operacional Linux para uso em computador pessoal.
Não consta no PPC
Edilson Hipolito da Silva
edilson.hipolito@ifsc.edu.br / (47) 3276-9600
As competências serão avaliadas durante as atividades práticas, quando o participante terá oportunidade de
demonstrar a compreensão conceitual de símbolos, logotipos e logomarcas, a capacidade de identificar e
reproduzir seus elementos componentes, e apresentar produtos finais condizentes com as propostas das
atividades. Ao fim do curso cada participante terá um portfólio que evidenciará sua evolução ao longo desta
capacitação.
A avaliação será baseada nas competências, considerando o aluno como um todo, seu
crescimento e desenvolvimento durante o curso. Para tanto, não serão utilizados métodos somativos, mas
sim uma avaliação diagnóstica e formativa, que se preocupará com o estágio inicial de conhecimentos do
aluno, seu desenvolvimento durante o percurso, sua percepção quanto ao seu próprio “caminhar”.
Além das competências técnicas, serão analisadas as seguintes atitudes dos alunos:
Assiduidade e pontualidade à aulas;
Postura e respeito ao próximo;
Cumprir as tarefas solicitadas, respeitando os prazos;
Contribuir para as aulas com interesse, iniciativa e empenho.
Os registros das avaliações são feitos de acordo com notas inteiras de 0 a 10.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada unidade
curricular, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências. Para tanto,
utilizar-se-á nomenclatura:
A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências, com nota final mínima 6 (seis) e
frequência mínima de 75%;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências, ou seja, nota final inferior a 6
ou frequência inferior a 75%
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades no decorrer do
período do próprio curso, que promovam a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das
competências.