Formar Bombeiros Civil com competências éticas, legais e técnicas para desenvolver atividades operacionais de bombeiro, gerenciando riscos e comunicando-se adequadamente em situações emergenciais em que se necessite de atendimento pré-hospitalar (APH), em operações de busca, salvamento e resgate, na prevenção e no combate a incêndios e pânicos, na identificação e manuseio de produtos perigosos à coletividade, visando a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente.
Capacitar Bombeiros Civil para atuar em equipes multi e interdisciplinares alicerçados na
responsabilidade, no raciocínio lógico, na inteligência social, na capacidade de diálogo, na tolerância, no compromisso social e profissional, respeitando a Legislação Nacional e Internacional no que se refere aos direitos humanos e cidadania, primando pela dignidade e preservação da vida.
O Egresso pode atuar em instituições públicas, privadas ou instituições não governamentais atuando: no combate a incêndios e pânicos; em operações de busca, salvamento e resgate; na identificação, reconhecimento e isolamento de áreas afetadas por produtos perigosos; na realização de atendimento pré-hospitalar.
I. Agir com ética, respeito, paciência, raciocínio lógico, inteligência emocional, honestidade nas atividades operacionais de bombeiro civil: APH; gerenciamento de riscos; prevenção e combate a incêndios; operações de busca, salvamento e resgate; produtos perigosos à coletividade.
II. Gerenciar riscos advindos das atividades bomberis de: APH; prevenção e combate a incêndios; operações de busca, salvamento e resgate; produtos perigosos à coletividade.
III. Comunicar-se de forma eficaz e objetiva, gerenciando informações a serem transmitidas e/ou recebidas, utilizando diferentes linguagens e instrumentos, de forma a distribuir os recursos e ferramentas, respeitando os protocolos necessários ao atendimento das demandas que se apresentam no desempenho das funções.
IV. Atuar na prevenção e no combate a incêndios e pânicos visando a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente.
V. Atuar em operações de busca, salvamento e resgates.
VI. Atuar na identificação, reconhecimento e isolamento de áreas afetadas por produtos perigosos, preservando a vida e minimizando impactos ambientais.
VII. Realizar atendimento pré-hospitalar, utilizando os protocolos legais e técnicos vigentes.
O curso está estruturado em sete eixos: (I) Ética, atitudes e valores; (II) Gerenciamento de
riscos; (III) Comunicação; (IV) Operações de busca, salvamento e resgate; (V) Produtos perigosos
à coletividade; (VI) Prevenção e combate a incêndios e pânicos; (VII) Atendimento pré-hospitalar.
Os eixos I, II e III são transversais ao desenvolvimento de todo o curso. A partir da elaboração do
perfil do egresso, foram estruturadas competências gerais para cada eixo formativo. Somente
após, como decorrência desse estudo, foram delineadas as unidades curriculares e respectivas
ementas. Como apêndice do projeto é apresentado um cronograma com a distribuição de carga
horária para cada unidade curricular entre os tópicos da ementa. Salienta-se que essa é apenas
uma proposta de distribuição da carga horária, sendo flexível para adaptações, inclusões,
necessárias ao desenvolvimento da unidade curricular.
Pautado em princípios e pressupostos éticos, na interdisciplinaridade e no compromisso
com a formação integral, o curso inicia com a UC “Introdução à Profissão de Bombeiro Civil” em
que se discute as atitudes e valores indispensáveis à profissão, passando pelos saberes e fazeres
específicos, culminando com o desenvolvimento de Atividades Práticas Supervisionadas (Estágio).
Nesse processo, busca-se sempre estabelecer relação teoría e prática no desenvolvimento das
competências, habilidades e atitudes descritas no perfil e competências gerais do Curso de
Formação Inicial de Bombeiros Civil.
Para tanto, serão utilizados diferentes métodos, técnicas e estratégias metodológicas: aula
expositiva dialogada; estudo de texto; debate; visitas técnicas; aulas práticas; simulação de
vivências; comunicação por meios informatizados; palestras; seminários; leitura de obras técnicas
(manuais, normas,…) ; análise de filmes; relato de experiência; estudo de caso; solução de
problemas individual ou em grupo; glossário; outros.
Para o desenvolvimento das aulas serão utilizados recursos como: Quadro branco e
quadro de giz, projetor multimídia, moldes anatômitos, equipamentos de proteção individual,
equipamentos de proteção respiratória; equipamentos de mergulho; instrumentos médicos (aparelho de pressão, termômetro, oxímetro,...); vídeos educativos, entre outros.
Acrescenta-se a isso os equipamentos e materiais disponibilizados nas ambulâncias,caminhões, central de atendimento, campo de treinamento, sala de assepsia.
Conforme parceria estabelecida, as unidades curriculares serão desenvolvidas
prioritariamente pelos instrutores da corporação de bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul e por
professores do IFSC, com apoio de Técnicos Administrativos, a depender da especificidade do
conteúdo programático delineado coletivamente para cada ementa.
IFSC – Delcio Luis Demarchi (ensino.gw@ifsc.edu.br); Ivaristo Antonio Floriani (ivaristo.floriani@ifsc.edu.br); Marcela Fernanda Matias (marcela.matias@ifsc.edu.br)
Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul – Neilor Vincenzi (comandante@bvjs.com.br); Danielle de Freitas (danielle@bvjs.com.br); Jackeline Fernanda de
Moura (jackeline@bvjs.com.br)
Os artigos 35 a 42 do Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC (2014) normatizam o
Sistema de Avaliação da Aprendizagem e o Conselho de Classe nos Cursos de Formação Inicial e
Continuada ofertados.