Projeto Político Pedagógico

profissionais com nível superior
A análise de demanda desenvolvida neste projeto considera a política definida e justificada pelo
Ministério da Educação em seus documentos oficiais; as demandas internas do IFSC; as
demandas da rede pública estadual de Santa Catarina, da rede privada e do Sistema S; e dados
apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) sobre a EPT,
em sua página na rede Internet.
É de conhecimento público que a atual expansão da EPT ofertada pela Rede Federal em
diversas modalidades, desde a formação inicial de trabalhadores até cursos Stricto Sensu,
demanda uma formação de professores com vistas a garantir tanto a oferta como a qualidade
desse fazer educacional.
Levantamento realizado pelo Inep em 2009 apontou que em Santa Catarina havia uma demanda
aproximada de formação de 10.000 professores (INEP, 2009). Em recente consulta realizada
pela comissão responsável pela elaboração deste projeto, junto à Secretaria Estadual de
Educação de Santa Catarina e Sistema S situado em SC, mais de 70 professores manifestaramse
interessados em um curso de especialização a ser ofertado pelo IFSC, isso em apenas cinco
dias de consulta eletrônica.
Nesse sentido, compreende-se que para a efetivação de uma política faz-se necessário,
portanto, conhecer as características dos sistemas educacionais em Santa Catarina, com vistas
a desenvolver-se um trabalho que busque superar gargalos e potencializar sua ação educacional/social. Os sucessivos anos, desde a década de 1990 até meados da década
passada, com acentuado recuo na oferta de cursos técnicos na Rede Federal e a consequente
diminuição dos concursos públicos para compor o quadro de professores da área específica,
provocou grande déficit na constituição de um quadro docente à altura do que a sociedade, de
uma forma global, está a exigir. É notável, ainda hoje, a falta de um quadro de professores
efetivos no domínio da educação profissional que possam desenvolver uma ação docente
voltada à indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
Recente relatório do Tribunal de Contas da União (TCU, 2013) apontou um déficit de 8.000
professores para a Rede Federal de Educação Profissional. A demanda de professores
qualificados também atinge as redes estadual e privada da EPT. A expansão da oferta da
educação profissional exige a reconstituição desse quadro de professores aptos para o exercício
pleno para atuar nessa modalidade de ensino, ou seja, urge uma política de formação de
professores que pode ser abordada em duas dimensões: inicial e continuada.
Sobre a Formação inicial, conselheiros do Conselho Nacional de Educação, mediante o Parecer
CNE/CEB no 2/1997 (BRASIL, 1997) dispõe sobre programas especiais de formação pedagógica
de professores para a EPT, mediante a indicação de uma série de ações e esta proposta de
oferta de um curso Lato Sensu vai nessa direção. Reitera-se que o CNE indicou à SETEC que a
licenciatura para graduados pode substituir, com vantagens, os cursos de especialização, de
pós-graduação Lato Sensu e os programas especiais intencionalmente destinados à formação
de docentes para a educação profissional. Há de considerar-se, por conseguinte, que no caso de
um profissional que já atua na educação profissional desenvolvendo o exercício da profissão
docência, julga-se que a melhor solução é um Curso de Especialização que aborde esse fazer
educacional como uma resposta mais efetiva a solucionar problemas específicos.
Nesse sentido, a formação proposta neste projeto visa à criação de uma nova cultura que rompa
com uma dinâmica que aborde conhecimentos fragmentados e descontextualizados. A formação
continuada para professores da EPT, bem como para seus gestores e técnicos, tem um papel
estratégico na consolidação das suas políticas, inclusive as de expansão. É urgente a
elaboração e execução de ações de formação para os professores que já atuam nessa área.
Essa formação deve ir além da mera aquisição de técnicas didáticas de transmissão de
conteúdos para os professores e de técnicas de gestão para os dirigentes, como destaca Moura
(2007), e sim ter caráter crítico-reflexivo.
Objetivo Geral:
Desenvolver conhecimentos teórico-metodológicos sobre a docência na Educação Profissional e
Tecnológica, numa perspectiva histórico-crítica, em prol de uma atuação profissional reflexiva e
que busque a transformação social e a emancipação humana.
Objetivos específicos:
- Formar especialistas capazes de refletir criticamente a EPT, sistematizar e produzir
conhecimentos nessa modalidade educacional;
- Pesquisar, analisar e desenvolver metodologias apropriadas para a EPT;
- Promover espaços de construção de conhecimentos teórico-práticos sobre o trabalho docente
contextualizado, conforme inserção sócio profissional de alunos;
- Compreender e fomentar a pesquisa no âmbito da docência na Educação Profissional e
Tecnológica, como princípio educativo; e
- Apropriar-se da historiografia da EPT.
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