Projeto Político Pedagógico

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Buscando atender aos percentuais legais e adequar-se às demandas regionais, e
tendo em vista o momento de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
do IFSC e o Plano de Ofertas de Cursos e Vagas dos Câmpus (POCV), surgem no
câmpus Xanxerê as primeiras discussões sobre a necessidade da oferta de cursos na
área da formação pedagógica. O câmpus, até o momento (outubro de 2016), oferece
apenas um curso na área educacional, o de Formação Inicial e Continuada em “Teorias,
conceitos e temas no ensino de Filosofia e Sociologia”. A oferta curso, de curta duração
(40h), possibilita a capacitação pontual de 20 estudantes de graduação, graduados e/ou
professores das áreas relacionadas à Filosofia, História, Geografia, Sociologia,
Pedagogia, nos temas relativos às áreas de Filosofia e Sociologia[3]. Os demais cursos
do câmpus são da área metalmecânica (Técnico Concomitante em Mecânica,
Bacharelado em Engenharia Mecânica, FICs na área), área de Informática (Técnico
Integrado em Informática, FICs na área) e área de Alimentos (Técnico em Alimentos,
FICs na área) e de demandas específicas, como o FIC Enem e o Programa Mulheres
Sim (FIC Educação e Gênero). Para suprir a lacuna da oferta de cursos de formação
pedagógica, após deliberações no câmpus e pesquisa de demanda, decidiu-se pela
oferta de um curso de Especialização Lato Sensu na área educacional, contabilizado na
atual revisão do Plano de Oferta de Cursos e Vagas[4].
A análise das demandas regionais levou em consideração, em um primeiro
momento, a oferta de cursos de graduação e de especialização lato sensu,
especialmente os voltados à área de educação, por instituições públicas – e, portanto,
gratuitas. Em um segundo momento, os cursos oferecidos por instituições privadas.
Após pesquisa, foi constatado que, nos entornos do IFSC Xanxerê, apenas a
Universidade Federal da Fronteira Sul – Câmpus Chapecó oferece cursos de graduação
gratuitos na área de educação, sendo eles Ciências Sociais, Filosofia, História,
Geografia, Letras Português/Espanhol, Matemática e Pedagogia[5]. As demais
universidades que oferecem cursos são todas privadas (Unoesc, câmpus Xanxerê –
Educação Física, Pedagogia, Letras e Licenciatura em Informática; e Chapecó –
Educação Física e Licenciatura em Informática [6]; Unochapecó, Chapecó – Artes
Visuais, Ciências da Religião, Educação Física, Física, Letras, Letras Libras,
Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática e Pedagogia[7]; Celer Faculdades,
Xaxim - Pedagogia[8]; e Unopar, polos em várias cidades com cursos EaD variados[9]).
No entanto, o cenário para os cursos de especialização lato sensu na área
educacional não é tão fértil quanto aos de graduação. Das instituições públicas
pesquisadas, somente o IFSC Câmpus Chapecó está com oferta vigente de curso
(Especialização em Ensino de Língua Inglesa[10]) e a UFFS Câmpus Chapecó (Gestão
Escolar da Educação Básica e Educação do Campo). Portanto, há apenas três cursos
da modalidade, número muito baixo para a territorialidade regional.
Das instituições privadas, apenas a Celer Faculdades e a Unopar estão com
cursos vigentes. Na Celer Faculdades são oferecidos os cursos de Pós-Graduação em
Educação Especial, em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em
Educação Intercultural e Migrações no Oeste Catarinense, em Fisiologia Aplicada ao
Treinamento Desportivo e em Movimentos Sociais e Populares. Na Unopar há cursos
diversos via EaD.
O IFSC Xanxerê, neste cenário, pode contribuir significativamente para o
desenvolvimento regional, oferecendo um curso de especialização que supra as
demandas formativas dos graduados e graduandos na área de educação ou áreas
afins, cumprindo, consequentemente, os preceitos legais já anotados anteriormente.
O tema “leitura como princípio pedagógico” emerge da necessidade de abarcar o
maior número possível de graduados e graduandos interessados no tema da
especialização, já que a “leitura” permeia todas as áreas formativas. Neste sentido, a
Matriz Curricular foi pensada para dar conta da diversidade dos sujeitos, que terão um
núcleo de disciplinas teóricas básicas e poderão se aprofundar em determinados
segmentos, pela possibilidade da escolha de disciplinas do núcleo eletivo.
O Corpo Docente é formado por docentes mestres e doutores do próprio IFSC,
que demonstraram grande interesse em participar mais ativamente dos processos de
formação pedagógica da comunidade, expandindo assim a abrangência do câmpus.
Dessa forma, o uso dos recursos físicos e humanos do Instituto é otimizado,
beneficiando um maior e mais diverso público.
O curso visa Contribuir para a formação de profissionais de diversas áreas, especialmente os
da educação, por meio da complementação de seus estudos e tendo a leitura como o
princípio pedagógico norteador das ações.
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