Projeto Político Pedagógico

O curso visa desenvolver habilidades e competências relativas ao domínio de pressupostos teóricos e metodológicos do exercício da escrita de textos acadêmicos, nos formatos de narrativas, relato de experiência e relato de pesquisa empírica na forma de artigo científico. Assim, o egresso do curso de Formação Continuada em Processos de escrita do professor que ensina matemática deve apresentar domínio teórico e prático relativos à elaboração de textos acadêmicos oriundos de práticas de sala de aula, projetos de extensão e/ou pesquisa.

Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior.

Domínio dos conceitos para a escrita de textos acadêmicos, nos formatos de relato de experiência, narrativas e relato de pesquisa empírica na forma de artigo científico. Conteúdo programático:A arte e a importância da escrita do professor que ensina matemática; A importância do projeto para a escrita do Texto científico; Trabalho científico: diferenças e semelhanças entre o relato de experiência e o artigo de pesquisa empírica; O texto nas formas de relato de experiência e artigo de pesquisa empírica – da caracterização à operacionalização; Critérios de Avaliação de um texto científico e os critérios ad hoc. Disciplina: A ESCRITA TEXTUAL COMO MEIO PARA A AUTORIA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA  (100h). Professores: MARLEIDE COAN CARDOSO e BAZILICIO MANOEL DE ANDRADE FILHO. Período de realização: 01/11/2021 a 30/11/2022.

Como estratégia de ensino, pretende-se contribuir com a formação continuada de professores que
ensinam matemática. Para tanto, serão disponibilizadas sequências didáticas que nortearão os estudantes
no desenvolvimento das atividades previstas ao longo do curso.
O curso será ofertado na modalidade EaD, sendo composto por uma única unidade curricular, com
os tópicos devidamente organizados. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os estudantes terão oportunidade de manter comunicação síncrona e assíncrona com os docentes e estudantes matriculados. As ferramentas de aprendizagem e interação virtuais incluem mídias audiovisuais, textos científicos, estudos dirigidos, fórum de dúvidas, entre outros, que irão colaborar com a formação dos estudantes.

Marleide Coan Cardoso. E-mail: marleide.cardoso@ifsc.edu.br. Telefone: 48 3462 5030
Bazilicio Manoel de Andrade Filho. E-mail: bazilicio.andrade@ifsc.edu.br.Telefone: 48 3462 5023

A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo formativo e
acontecerá ao longo do curso de modo a permitir o desenvolvimento de competências previstas. O processo
avaliativo ocorrerá ao longo de todo o curso, podendo ser realizado de forma síncrona ou assíncrona, por
meio de questionários, formulários, resenhas, análise de artigos, participação em fóruns de discussão, entre
outros.
Ao final do curso será obrigatória a elaboração de um artigo científico, que deverá contemplar os
temas discutidos ao longo do curso.

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