Projeto Político Pedagógico

Atuar, predominantemente, como empreendedor em sua propriedade rural ou urbana, exercendo atividades de planejamento e execução na criação racional de abelhas nativas sem ferrão com viés conservacionista. Contribuir para a transformação socioeconômica do meio onde está inserido por meio de práticas que visem à produção e à comercialização dos produtos oriundos da meliponicultura, atendendo a legislação vigente.

O egresso poderá atuar como autônomo, montando seu próprio meliponário e se utilizando de uma melhor polinização para aumentar a produção e a qualidade de frutas, verduras e sementes que venha a produzir. Essa produção poderá ser consumida pela própria família e o excedente comercializado, assim como os produtos oriundos das abelhas nativas (mel, cera e própolis), gerando alimento e renda. A atividade da meliponicultura, quando desenvolvida de modo correto, é uma importante aliada para a conservação das espécies de abelhas nativas na natureza.

O egresso deste curso será capaz de exercer a atividade de meliponicultura com senso de conservação ambiental, seguindo todas as etapas do processo, desde a captura dos enxames na natureza à obtenção de seus produtos (mel, cera e própolis) de modo sustentável.

Metodologia de desenvolvimento pedagógico do curso:

Como estratégia de ensino, pretende-se promover a autonomia discente na condução dos estudos, sendo disponibilizado um roteiro no qual poderá se orientar e acessar os tópicos em sequência, visualizar o cronograma de todas as atividades do curso e também o plano de ensino.

O curso será ofertado na modalidade EaD, sendo composto por uma única unidade curricular, com os tópicos devidamente organizados. Por meio do Ambiente Moodle, os estudantes terão oportunidade de manter comunicação síncrona (via webconferência) e assíncrona (chat, fórum) com outros discentes e professores-tutores, possibilitando o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, mesmo que a distância. Os encontros síncronos serão realizados de acordo com a necessidade dos estudantes, visando o desenvolvimento pleno dos conhecimentos inerentes ao curso. A presença nesses encontros não será obrigatória, sendo o registro de frequência realizado através das atividades solicitadas e entregues.

As ferramentas de aprendizagem e interação virtuais incluem mídias audiovisuais, questionários e fórum de dúvidas, que irão colaborar para a construção dos conhecimentos e assimilação dos conteúdos explorados ao longo do curso.

Chefe DEPE:
Edson Sidnei Maciel Teixeira
E-mail: ensino.gw@ifsc.edu.br
Telefone: (47) 3276.9615

Nome do responsável pelo PPC e contato:
Anderson José Antonietti
E-mail: anderson.jose@ifsc.edu.br
Telefone: (47) 3276.9600

A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e o desenvolvimento de competências, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, dialógica e somativa.

As avaliações ocorrerão ao longo de todo o curso e serão realizadas no Ambiente Moodle. Serão aplicados exercícios para promover a aprendizagem do conteúdo a cada tema apresentado. Entretanto, não necessariamente farão a composição da nota final do estudante.

Os instrumentos de avaliação serão diversificados com o objetivo de estimular o estudante à: pesquisa, extensão, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. Serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação, mas não se limitando a eles: fóruns, pesquisas, estudos de caso e desenvolvimento de projetos.

Segundo a LDB (Art. 24) e o Regimento Didático Pedagógico (Art. 41), a avaliação deverá ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. O resultado final da avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 6 (seis) o resultado mínimo para aprovação. A Nota Final será a média das notas das atividades avaliativas, levando em consideração o peso de cada uma delas.

A recuperação de estudos, a que todos os estudantes têm direito, compreenderá a realização de
uma nova atividade pedagógica ao final do período letivo, com o objetivo de recuperar a nota respectiva ao
conteúdo de pior desempenho, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo a maior nota
entre as duas avaliações.

Os cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), também denominados Cursos de Qualificação Profissional não possuem legislação específica relacionada à modalidade EaD, portanto, não há necessidade de momentos presenciais. O registro de frequência será realizado por meio das atividades solicitadas e entregues.

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