Projeto Político Pedagógico

Conforme Projeto Pedagógico do Curso.

Os egressos poderão auxiliar as comunidades quanto à condução de hortas e cultivo de olerícolas.

Ser capaz de:
1. Planejar a produção de hortaliças de qualidade de maneira sustentável;
2. Manejar a água, adequando as técnicas em uso com vistas ao aumento da produção vegetal e seu uso racional;
3. Planejar a adubação e a conservação da fertilidade do solo;
4. Realizar o planejamento produtivo adequado a diferentes realidades edafoclimáticas;
5. Produzir mudas de olerícolas e realizar seu plantio;
6. Realizar o controle das principais pragas e doenças de forma natural;
7. Realizar de forma adequada a colheita e cuidados pós-colheita.

A proposta pedagógica do curso Formação Continuada em Hortas Domésticas inclui aulas que contemplem de forma articulada os saberes práticos, acadêmicos e vivências individuais dos alunos e dos professores em uma relação de complementaridade.
A metodologia adotada inclui atividades teórico-práticas. As atividades de caráter teórico serão aulas expositivas dialogadas, nas quais as bases tecnológicas serão abordadas em nível básico, intermediário ou avançado, de acordo com a natureza do tema e conhecimentos/experiências prévias dos alunos. Serão utilizados equipamentos de apoio audiovisual, discussão em grupo e incluirá trabalhos complementares.
As atividades práticas permitirão que os estudantes apliquem métodos e técnicas construídas durante as unidades curriculares na construção de uma horta comunitária e preparo de insumos naturais.
Esta metodologia apresenta uma perspectiva de construção do conhecimento, mediante a valorização dos saberes, desenvolvimento do pensamento crítico, formação cidadã, e conscientização quanto aos impactos positivos da agricultura de base agroecológica para a saúde e o meio onde vivem.

Daiana Schmidt
daiana.schmidt@ifsc.edu.br
(49) 3344-8493
(46) 999230596

A avaliação de cada unidade curricular compreenderá:
1. Avaliação diagnóstica: Sondagem dos conhecimentos prévios, por meio de discussões em sala de aula;
2. Avaliação formativa: realizada por mediações ao decorrer das aulas;
3. Avaliação somativa: constituída pela participação das atividades práticas, tarefas de casa, trabalhos individuais ou em grupo.
Conforme Regulamento Didático-pedagógico do IFSC, o resultado da avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). Será considerado APROVADO o aluno que atingir a nota 6 (seis) e ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.
Conforme previsto no regimento didático-pedagógico do IFSC todos os alunos têm direito a recuperação paralela do conteúdo, portanto, caso necessário, durante o período de curso, será realizado a recuperação dos estudos. Esta recuperação será processual, compreendendo a realização de novas atividades pedagógicas que promovam a aprendizagem com o objetivo de  desenvolver competências. O aluno será reavaliado ao final da recuperação e o resultado será registrado pelo professor prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação após a recuperação.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv2.appdocker3-inst219/04/2024 04:23