Projeto Político Pedagógico

Profissional capaz de atuar na organização da padaria, na seleção e no preparo da matéria-prima e auxiliar na elaboração de produtos de panificação. Aplicar os princípios higiênico sanitários na manipulação, no preparo de produtos panificáveis; Aplicar princípios éticos e críticos em sociedade e, especificamente, diante das relações do mundo do trabalho; Aplicar os princípios da responsabilidade socioambiental; Conhecer as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e preparação para o trabalho; Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e
representações, estabelecendo estratégias de solução e
integrando conhecimentos das ciências e de outros campos
do saber; Entender a sociedade, sua gênese e a
transformação dos fatores que nela intervêm, como
produtos da ação humana e do seu papel como agente social.
O ramo da panificação é um setor da área de produção alimentícia, que também está ligado ao turismo. O Auxiliar de Panificação, no exercício pleno de suas atribuições, poderá atuar em instituições públicas e privadas, nos seguintes tipos de estabelecimentos: padarias, mercearias, mini-mercados, supermercados, confeitarias, cozinha de hotéis, resort, pousadas, restaurantes, refeitórios, catering, bufês, empórios, feiras e indústrias cruzeiros marítimos e embarcações. O auxiliar de panificação atua diretamente na elaboração dos produtos, além disso, ele também auxilia no atendimento e na qualidade dos produtos oferecidos, podendo participar de pesquisa para melhoria, adequação e desenvolvimento de produtos.
Profissional capaz de atuar na organização da padaria, na seleção e no preparo da matéria-prima e auxiliar na elaboração de produtos de panificação. Aplicar os princípios higiênico sanitários na manipulação, no preparo de produtos panificáveis; Aplicar princípios éticos e críticos em sociedade e, especificamente, diante das relações do mundo do trabalho; Aplicar os princípios da responsabilidade socioambiental; Conhecer as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e preparação para o trabalho; Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e integrando conhecimentos das ciências e de outros campos do saber; Entender a sociedade, sua gênese e a transformação dos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana e do seu papel como agente social.
O trabalho pedagógico será desenvolvido a partir dos projetos de pesquisa, oficinas específicas
abordando conhecimentos oriundos das problemáticas, ampliação e socialização das pesquisas,
aulas expositivas-dialogadas, saídas pedagógicas e palestras. A dialogicidade permeia o processo educativo, possibilitando aos estudantes o protagonismo no seu processo formativo.
- A avaliação é processual, dialógica e registrada diariamente utilizando diferentes instrumentos, tais como: diários individuais, portfólios individuais, cadernos de pesquisa de grupo, produções textuais nos mais diferenciados gêneros.
- Socializações parciais e finais das pesquisas, entrega de trabalho escrito, pareceres descritivos dos professores e auto avaliação.
Krischina Aplevicz
Nelda Plentz
Patricia Matos Sheuer
Vilson Goes
Elenita Eliete de Lima Ramos
Sonia Santos de Lima de Carvalho
Antonio Cheddid Neto
No Ensino Fundamental anos finais, especificamente na modalidade EJA desenvolvida no Município de Florianópolis,a
avaliação é processual, permanente, dialógica e registrada de várias formas diariamente, a mesma é realizada para que
o trabalho educativo possa ser continuamente aprimorado. Deste modo, a avaliação é realizada utilizando diferentes instrumentos, tais como, diários individuais, portfólios
individuais, cadernos de assessoramento das pesquisas,
cadernos de pesquisa da turma; produções textuais das
aulas e dos projetos, socializações parciais e finais das pesquisas, pareceres descritivos do colegiado de classe,
autoavaliações, atas das assembleias deliberativas, reuniões e encontros pedagógicos, nos assessoramentos dos
professores nos pequenos grupos
de pesquisa, bem como outros instrumentos de avaliação
criados conforme a necessidade.
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