Projeto Político Pedagógico

Executa a mise-en-place de restaurante. Reconhece os sistemas e aplica as técnicas de serviço em restaurantes. Organiza e otimiza o espaço do salão. Recepciona e acomoda o cliente. Registra e auxilia nas escolhas dos pedidos. Segue os princípios das boas práticas de manipulação de alimentos e zela pelas condições de segurança no local de trabalho.

O egresso estará apto a atender clientes, servir alimentos e bebidas em restaurantes , bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos, etc. Manipular alimentos e preparam sucos, drinks, e cafés. Realizam serviços de vinho e de café. Dentre as tarefas que poderá desenvolver estão:

● montar praça, carrinho, mesa, balcão e bar;

● desmontar praça;

● organizar o local de trabalho para atender ao cliente;

● Preparar as “ entradas” de alimentos e bebidas;

● Realizar serviço de vinho;

● higienizar utensílios e equipamentos.

O estudante egresso do curso de Qualificação Profissional em Atendimento em Restaurante Integrado ao Ensino Médio EJA - EPT (PROEJA) deverá demonstrar as competências gerais a partir de sua formação básica e profissional, listadas a seguir: - Organizar espaços físicos de atendimento para serviços de alimentação, prevendo seus ambientes, uso e articulação funcional, aplicando técnicas de operação na contextualização dos serviços oferecidos em restaurantes; - Apresentar autonomia digital de forma inclusiva para fins profissionais e pessoais, conhecendo e aplicando sistemas operacionais e aplicativos relacionados a serviços em restaurantes; - Interpretar e aplicar normas e procedimentos de higiene e segurança dos alimentos e bebidas; - Ter a capacidade de inserir-se nas relações sociais e no mundo de trabalho, respeitando o meio ambiente, a diversidade de opiniões, de culturas, de gênero e de etnias, com responsabilidade, cooperação, ética e autonomia, considerando o bem-estar coletivo; - Aplicar os conhecimentos científico-tecnológicos para explicar e analisar criticamente o funcionamento do mundo e dos processos históricos, sociais e econômicos, planejando, executando e avaliando ações de intervenção na realidade; - Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, bem como conhecer as formas contemporâneas de linguagem, integrando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber.

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Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão: André Luiz Silva de Moraes, andre.moraes@ifsc.edu.br

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