Projeto Político Pedagógico

Capacitar o indivíduo para Recepcionar o cliente, cria, preparar e serve bebidas,
conforme a solicitação dos clientes. Controlar o estoque de bebidas e zelar pela
limpeza e organização do bar.

Bares, restaurantes, hotéis, casas noturnas e
eventos.

O egresso do curso é o profissional capaz de:

Organizar a mise en place do bar;

Auxiliar no controle de estoque e compras dos insumos utilizados no bar;

Preparar os coquetéis relacionados na cara de bebidas do estabelecimento;

Aplicar as técnicas higiênico-sanitárias, na manipulação de alimentos e
bebidas, nos equipamentos e utensílios, no ambiente de trabalho e na higiene
pessoal;

Comunicar-se de forma adequada no ambiente de trabalho;

Relacionar-se de forma cordial com os colegas de trabalho e clientes;

Construir uma convivência responsável com as bebidas alcoólicas;

Identificar e aplicar, práticas que minimizam os impactos sobre o meio,
ambiente nos serviços de alimentos e bebidas.

A prática pedagógica deste curso orienta-se pelo Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI), pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC e pela
Organização Didática (OD) do Campus Continente.
O Campus Florianópolis-Continente do IFSC tem desenvolvido uma políticade formação permanente para seus educadores, visando a qualificação e
envolvimento desses com o PPI. Dessa forma, considera-se de fundamental
importância a integração dos educadores por meio de reuniões periódicas.
A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas
que possibilitem ao aluno a construção de seu conhecimento. Nessa construção
de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e alunos
são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica
favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e
dificuldades do aluno.
As estratégias de ensino adotadas incluem atividades em sala de aula com
aulas expositivo-dialogadas, aulas práticas, estudos dirigidos, apresentações,
seminários e desenvolvimento de projetos, dentre outros. Além das visitas
técnicas/culturais pedagógicas, levantamento de problemas e busca de soluções
no contexto da área de trabalho.

JANE PARISENTI - 3877-8430 e 8842-0144 - janeparisenti@ifsc.edu.br

Neste curso, as avaliações acontecerão baseadas nos seguintes princípios:
 A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, somativa,
continuada e diversificada. Serão considerados critérios como:
assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação
escrita individual, trabalhos em duplas, colaboração e cooperação com
colegas e professores;
 A avaliação se dará durante todos os momentos do processo ensino e
aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e
quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e
avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização
de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que
possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento
das competências.
De acordo com a OD da Campus Florianópolis-Continente, a avaliação
prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações
que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências
por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:
 Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de
conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de
competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento
dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno
para o semestre seguinte;
 Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades
educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso.
 Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam
visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das
competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar
sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentemtomadas de decisões.
Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que
segue:
E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Suficiente;
I - Insuficiente.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do
módulo/fase, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de
competências e utilizando-se a seguinte nomenclatura:
A (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.
A partir da avaliação efetuada pelo professor, serão realizadas avaliações
coletivas que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-
pedagógico em desenvolvimento na Unidade Curricular. As avaliações coletivas
ocorrerão em Encontros de Avaliação (Conselhos de Classe) envolvendo os
professores, coordenadores e os profissionais do Núcleo Pedagógico.
Um conjunto de atitudes será considerado na avaliação do desempenhos
dos alunos:
 Agir com postura profissional;
 Envolver-se na solução de problemas;
 Trabalhar em equipe (interagir com o grupo, contribuir e trocar
experiências);
 Cumprir as tarefas solicitadas, respeitando os prazos;
 Ser assíduo nas atividades propostas;
 Ser pontual nas atividades propostas.

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