Projeto Político Pedagógico

Atuar profissionalmente para ao atendimento ao turista e visitantes dentro do padrão de
comportamento ético e de qualidade;
- Receber de forma hospitaleira, visitantes e turistas, atendendo as suas expectativas a
proporcionando um serviço de excelência.

Todos os trabalhadores que compõem a cadeia de prestadores de serviços turísticos, entre os
quais, destacam-se: Vendedores de Lojas, Atendentes de Restaurantes, Bares, Cafés e Padarias,
Garçons, Recepcionistas, Camareiras, Mensageiros dos Meios de Hospedagem de Turismo.

A hospitalidade relaciona-se com diversos setores da cadeia produtiva do Turismo, em especial na
arte de bem receber visitantes e turistas numa localidade. Nesse contexto, um conjunto de
serviços, infraestrutura e recursos são destinados para proporcionar um acolhimento e um serviço
de qualidade. No âmbito da intermediação entre clientes e profissionais prestadores dos mais
variados serviços turísticos, dessa forma o curso apresenta como objetivo:
Capacitar trabalhadores que atuam no comércio e nos Meios de Hospedagem de Turismo para o
aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados, através das boas práticas da hospitalidade
no atendimento daqueles que recebem e prestam serviços aos visitantes e turistas.

A prática pedagógica do Curso de Formação Continuada em Hospitalidade no Atendimento aos
Visitantes e Turistas orienta-se pelo RDP do IFSC. O Campus Florianópolis-Continente do IFSC
tem desenvolvido uma política de formação permanente para os seus educadores, visando à
qualificação, à integração e ao envolvimento desses com o Projeto Pedagógico da Instituição.
Dessa forma, considera-se de fundamental importância a integração dos educadores por meio de
reuniões mensais dos profissionais envolvidos. A elaboração do currículo por competências
implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção de seu conhecimento.
Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e
alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica favorece a
aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do aluno. As
estratégias de ensino adotadas incluem aulas dialógicas, estudos dirigidos, análise e discussão de
textos, apresentações, seminários e práticas interpretativas.

Profa. Dra. Fabíola Martins dos Santos
12 Contatos:
E-mail: fabiola@ifsc.edu.br
Telefone: 48 3877-8415

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