Projeto Político Pedagógico

Professores de Inglês de de Espanhol que atuam na Educação Básica
Justificativa:
A sociedade contemporânea requer dos professores da Educação Básica, inclusive dos de língua estrangeira, uma visão de língua como discurso, de atividades pedagógicas que abordem a língua em situações discursivas variadas, de ensino-aprendizado como construção colaborativa de conhecimento mediada pela linguagem, e um posicionamento investigativo-crítico sobre sua prática pedagógica. No entanto, tais concepções de língua, já preconizadas por Paulo Freire nos idos de 1970 e por linguistas aplicados brasileiros desde meados de 1980, ainda encontram resistência. Predomina, no ensino de língua estrangeira, uma visão de língua como estrutura, de atividades de aprendizagem com foco na estrutura da língua, de ensino-aprendizagem como transmissão e recepção de conhecimento e de professor como mero reprodutor de saberes de outros, como sinalizam estudos recentes conduzidos na área de formação de professores em nosso país (BARCELOS, 2003, 2004, 2006; BERGMANN; SILVA, 2013; DA SILVA 2005; MIRANDA; CARDOSO; SILVA, 2013; DA SILVA, 2009, entre outros). Agrega-se a isso, a ausência de oferta de cursos de especialização lato sensu voltados à abordagem do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras com foco nos professores que atuam na Educação Básica, visando sua formação continuada, e/ou de acompanhamento de professores de idiomas egressos da universidade em seus primeiros anos de atuação profissional, seja em nossa instituição ou em qualquer outra no Estado de Santa Catarina.
A oferta de um curso de Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para Educação Básica representa, nesse contexto, uma oportunidade de qualificação e assessoramento, tanto para o professor experiente quanto para o que inicia sua carreira profissional. Qualificando-se, o professor participante terá mais e melhores condições de atender às necessidades de formação de cidadãos mais competentes linguisticamente, melhorando, por conseguinte, sua futura atuação no contexto educacional onde se insere.
Além de oferecer educação de qualidade e oportunidade de crescimento profissional para o professor, e consequentemente para seu aluno, o curso ora proposto pode proporcionar, ainda, oportunidade de ampliação de contato com diversas culturas, já que o conhecimento de línguas estrangeiras tornou-se, na sociedade pós-moderna, uma ferramenta de comunicação, tanto no âmbito dos negócios, da ciência, da tecnologia, quanto na interação interpessoal, presencialmente ou virtualmente, por meio de diferentes recursos e contextos virtuais. Ao abordar situações linguageiras em textos orais ou escritos, impressos ou virtuais, em atividades de compreensão e produção oral e escrita na língua estrangeira, tanto o professor quanto o aluno tomam conhecimento de realidades diferentes, tornando-se pessoas mais preparadas para conviver em um mundo globalizado e heterogêneo, permeado pela linguagem.
Ademais, o diferencial do curso ora proposto centra-se na sua abordagem metodológica: trabalhar as teorias de ensino e aprendizagem, voltando o olhar para a prática do professor da educação básica que realizará o curso, por meio do desenvolvimento de microprojetos de pesquisa-ação. Entende-se aqui pesquisa-ação (PA) como uma sigla geral que inclui diferentes ações e iniciativas de pesquisa de professores sobre sua prática (STENHOUSE, 1975) para transformá-las. PA é, então, sempre um processo de aprendizagem, no qual o professor-pesquisador, ao tentar promover o desenvolvimento nas interações humanas, está continuamente engajado num processo educativo.

Objetivo geral:
Formar professores-investigadores especializados em abordagens de ensino de línguas estrangeiras (LE), Inglês ou Espanhol, para a Educação Básica; contribuir para que os professores de LE ressignifiquem suas práticas pedagógicas no contexto da Educação Básica; e ressignificar o conceito de cultura digital no âmbito da Educação Básica.

Objetivos específicos:
Aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos relacionados à prática docente e à pesquisa em sala de aula; aprofundar conhecimentos sobre aspectos discursivos e linguístico-discursivos empregados em diferentes práticas sociais na LE; aprofundar conhecimentos em relação ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para/no ensino-aprendizagem de LE; e responder a demandas específicas do contexto de ensino.
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