Projeto Político Pedagógico

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A região de Garopaba tem se destacado cada vez mais como uma área forte no setor do turismo. Nesse contexto, os profissionais que apresentam formação em língua espanhola na região terão mais condições de se colocar no mercado de trabalho local com mão de obra qualificada, agregando valor não apenas no nível profissional às empresas em que atuam, mas também pessoal, já que têm a possibilidade de ampliar o contato com pessoas de outras culturas e de mudar sua visão de mundo.
O curso é destinado ao profissional que pretende atuar ou já atua no trade turístico de Garopaba, Imbituba e região, que lida diretamente com o público. O profissional deve estar apto, ao final do curso, a estabelecer comunicação – oral e escrita – em nível básico/intermediário, com falantes de outra língua que não a materna, atendendo-os de maneira eficaz e adequando sua linguagem às diversas situações discursivas quando necessário.

Desenvolver a competência comunicativa do profissional que atua no trade turístico e áreas afins, de modo que possa a prestar um serviço de excelência no setor.

A metodologia  do curso FIC de Conversação em Espanhol inclui aulas  dialogadas que visam à apresentação e discussão de temas variados; viagens e visitas técnicas aos meios de hospedagem,   conduzidas   por   falantes   da   língua   espanhola,   quando   possível;  atividades pedagógicas   de   compreensão   e   produção   dos   diferentes   gêneros   textuais.   Também   estão previstas atividades individuais e em grupo de pesquisa sobre situações cotidianas relativas aos países hispânicos. Além disso, estão previstas palestras com moradores da região provenientes de outros países, como forma de propiciar a interação com falantes nativos de outras culturas. As aulas buscam promover situações reais de comunicação, nas quais o aluno faz uso de seu conhecimento   prévio   do   idioma,   incorporando   gradativamente   a   ele   novos   conhecimentos. Ademais, as conquistas e realizações do aluno, tanto no plano individual quanto no coletivo, serão enfatizadas, valorizando sua autoestima e o ambiente de aprendizagem.  Enfim,  a metodologia busca  promover  uma  ação  pedagógica  de  valorização  do  ser  humano,  da  natureza  e  da sociedade, visando à profissionalização calcada na ética, na sustentabilidade e no respeito ao turista.

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A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e contínua. Serão avaliadas as atividades realizadas e o comprometimento do aluno durante as aulas, considerando seu crescimento e desenvolvimento. As atividades pedagógicas incluem atividades práticas, leituras, testes e realização de trabalho final.
Por se tratar de um curso voltado para o desenvolvimento da produção e compreensão oral, os alunos serão avaliados pelo envolvimento e produção em sala de aula. Dentro dessa perspectiva, os seguintes itens serão observados durante o curso: assiduidade, participação, cooperação, autonomia, pontualidade, respeito e cumprimento das tarefas solicitadas. Serão também realizadas duas avaliações escritas e duas orais.
Para cada tipo de avaliação, está previsto a aplicação de notas de 0 (zero) a 10 (dez), lembrando que nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o estudante não consiga elevar seu conceito nos trabalhos de recuperação. Ao final do curso, o aluno será considerado apto/não apto. Também implica reprovação a presença inferior a 75% das aulas. Caso o aluno necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá horário de atendimento previamente agendado com o professor.

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