Projeto Político Pedagógico

Reconhecer o texto dissertativo-argumentativo e seus pressupostos.
Compreender e empregar suficientemente nos textos as competências que fazem parte da
matriz de referência para a redação do ENEM.
Empregar os procedimentos úteis para a organização das ideias, e como estas ideias
podem   ser   mediadas   através   da   linguagem   na   formulação   do   texto   dissertativo-
argumentativo.

O aluno egresso do curso estará mais preparado para redigir textos dissertativo-argumentativos
visando ao ingresso ao ensino superior via ENEM e demais processos seletivos - vestibulares.

O egresso desse curso deverá ser capaz de produzir textos dissertativo-argumentativos com
suficiência.

No que concerne às aulas, as mesmas serão expositivas e dialogadas, com diversas atividades
de produção de textos dissertativo-argumentativos.
O   acompanhamento   das   atividades   será   realizado   de   forma   constante,   quer   através   de
observação e diálogos com os estudantes; quer pela correção dos textos feitos e pela análise do
diário de bordo. No final, será feito, ainda, um questionário para avaliar o curso e para se obter
sugestões para a próxima edição.
As   atividades   de   ensino-aprendizagem   desenvolvidas   em   sala   de   aula   buscarão   mobilizar
conhecimentos prévios dos alunos, considerando que muitos deles são estudantes do ensino
médio. Igualmente importante será motivá-los para aquisição de novos conhecimentos no que
tange   à   produção   de   textos   em   geral   e   particularmente,   à   produção   do   texto   dissertativo-
argumentativo, no afã de   incentivá-los  para  a  continuação   dos  estudos,   para   a  inserção   no
mercado de trabalho e ou curso técnico e para aprofundar o grau de entendimento e criticidade
sobre   questões   contemporâneas   que   perpassam   a   vida   do/da   aluno/a   e   do/da   cidadão/ã,
percebendo-o/-a, portanto, em sua totalidade.

estela.souza@ifsc.edu.br

(47)32769600

A   avaliação   será   contínua   e   cumulativa,   acompanhando   o   desenvolvimento   do   aluno   na
constituição das competências e habilidades requeridas, numa constante prática de ação-reflexão-
ação de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Tal avaliação das
competências será feita pela docente responsável pelo curso, que dar-se-á conforme explicitado
no item avaliação, acima.
No registro das avaliações, o professor atribuirá uma nota para o desempenho de cada
aluno/a, de acordo com Regulamento Didático Pedagógico.
A avaliação final será realizada pelo professor responsável pelo curso, devendo o resultado
ser expresso, individualmente, da seguinte forma:
• O aluno será aprovado no curso se:
– sua frequência for igual ou superior a 75% nas aulas;
– obtiver nota de aprovação nas atividades didáticas.
• O aluno será reprovado no curso se:– sua frequência for inferior a 75% nas aulas;
– obtiver nota não satisfatória nas atividades didáticas, mesmo com frequência igual ou superior a
75%.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades didáticas
no decorrer do curso que possam promover a aprendizagem paralela e contínua, tendo em vista o
desenvolvimento das competências, conforme Regulamento Didático Pedagógico.

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