Projeto Político Pedagógico

Ao concluir o curso, o aluno do Curso de Assistente de Controle de
Qualidade deverá estar apto para utilizar com precisão as técnicas e ferramentas
da Qualidade, sem contar com a necessidade de Planejamento e aplicações de
normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, dando
atenção a aspectos relacionados ao meio ambiente e à saúde.

Ver PPC.

Assiste na análise e solução os problemas de processo e qualidade,
aplicando as ferramentas da qualidade, objetivando a melhoria da
qualidade, produtividade e satisfação dos clientes, seguindo procedimentos
de trabalho e normas da qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.

As aulas serão ministradas contemplando conteúdos teóricos e práticos, o foco será
direcionado à prática no âmbito empresarial, articulados à temática central do curso e a seus
objetivos. Para facilitar o entendimento do conteúdo, os exercícios serão realizados em
conjunto com o professor, atendendo às necessidades e demandas de cada aula em
particular e de cada turma em sua especificidade. O conteúdo será abordado levando em
conta a participação e as necessidades dos alunos, o que implica flexibilidade, uso de
estratégias diversas e atenção individual.

Professor Especialista Paulo Rodrigo Didoni Demitto
Professora Elen Carla
Técnico de Laboratório Jair Nunes

A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um
conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das
competências por parte do aluno, previstas no plano de curso.
A proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionem como
instrumentos colaboradores na verificação da aprendizagem, contemplando os seguintes
aspectos: adoção de procedimentos de avaliação contínua e cumulativa; prevalência dos
aspectos qualitativos sobre os quantitativos; inclusão de atividades contextualizadas;
manutenção de diálogo permanente com o aluno; consenso dos critérios de avaliação a
serem adotados e cumprimento do estabelecido; disponibilização de apoio pedagógico para
aqueles que têm dificuldades; adoção de estratégias cognitivas e metacognitivas como
aspectos a serem considerados nas avaliações; adoção de procedimentos didáticopedagógicos
visando à melhoria contínua da aprendizagem; discussão, em sala de aula,
dos resultados obtidos pelos estudantes nas atividades desenvolvidas; e observação das
características dos alunos, seus conhecimentos prévios integrando-os aos saberes
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sistematizados do curso, consolidando o perfil do estudante trabalhador, com vistas à (re)
construção do saber escolar.

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