Projeto Político Pedagógico

Ao concluir o curso, o aluno do Curso de Auxiliar Administrativo deverá
estar apto para auxiliar na administração e na produção de processos industriais,
de acordo com técnicas adequadas de gestão da produção; princípios de
planejamento, programação e controle da produção; normas e procedimentos
técnicos que levem em conta os custos, a qualidade e a segurança, higiene e
saúde no trabalho.

Ver PPC.

Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais,
executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças,
produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e
a legislação.

As aulas serão ministradas contemplando conteúdos teóricos e práticos, o foco
será direcionado à prática no laboratório de Costura e Informática articulados à temática
central do curso e a seus objetivos. Para facilitar o entendimento do conteúdo, os
exercícios serão realizados em conjunto com o professor, atendendo às necessidades e
demandas de cada aula em particular e de cada turma em sua especificidade. O
conteúdo será abordado levando em conta a participação e as necessidades dos alunos,
o que implica flexibilidade, uso de estratégias diversas e atenção individual.

Professor Paulo Rodrigo Didoni Demitto
Professora Especialista Sergio Lisboa
Técnico de Laboratório Jair Nunes

A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de
ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências
por parte do aluno, previstas no plano de curso.
A proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionem como
instrumentos colaboradores na verificação da aprendizagem, contemplando os seguintes
aspectos: adoção de procedimentos de avaliação contínua e cumulativa; prevalência dos
aspectos qualitativos sobre os quantitativos; inclusão de atividades contextualizadas;
manutenção de diálogo permanente com o aluno; consenso dos critérios de avaliação a
serem adotados e cumprimento do estabelecido; disponibilização de apoio pedagógico
para aqueles que têm dificuldades; adoção de estratégias cognitivas e metacognitivas
como aspectos a serem considerados nas avaliações; adoção de procedimentos didáticopedagógicos
visando à melhoria contínua da aprendizagem; discussão, em sala de aula,
dos resultados obtidos pelos estudantes nas atividades desenvolvidas; e observação das
características dos alunos, seus conhecimentos prévios integrando-os aos saberes
sistematizados do curso, consolidando o perfil do estudante trabalhador, com vistas à (re)
construção do saber escolar.
Esses instrumentos de avaliação e o resultado mínimo requerido para aprovação
no curso serão elaborados observando o perfil de conclusão do egresso estabelecido
neste Projeto. Por essa razão a recuperação será processual e ocorrerá durante o curso.
Os divulgadores dos resultados da avaliação serão os seguintes:
Apto
Não Apto
A certificação da formação profissional se dará após a conclusão do curso, com
frequência mínima de 75%.

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