Conceituar o movimento CTS diferenciando suas tendências e perspectivas, abordando os currículos oficiais e a CTSA
Learning café (50 min)
Ciência
tecnologia
Sociedade
Ambiente
No respectivo cartaz coloque o que cada um significa para você
2 minutos para escreverem em cada cartaz (8 min)
Apresentar para o grupo o cartaz (10 minutos cada grupo)
Apresentar o objetivo de CTS (10 mi)
Plano de ensino, saberes e competências, metodologia de aprendizagem e avaliação.
Figuras
refletir porque a origem do movimento CTS,
LIVROS
Vídeo A histótia das coisas
https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
Situar as origens do movimento CTS no Brasil e no mundo, caracterizando as diferentes vertentes atuais deste movimento.
Analisar as diferentes possibilidades de se trabalhar a abordagem CTS a partir dos currículos oficiais, relacionando-os ao ambiente escolar.
Houve mudança na abordagem CTS? como era no PCN e como ficou o CTSA na sua área no BCCN?
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Atividade de aproximadamente uma hora (40min + 5min cada grupos)
Em sala elaborar uma aula com abordagem CTS na sua área de conhecimento no POPPLET ou LUCIDCHART (equipes de três a cinco alunos)
5 minutos para a formação dos grupos
5 minutos para escolha da disciplina
15 minutos para observar CTS PCN e BCCN
15 minuto planejar a aula no aplicativo
5 minutos para socializar com a turma
atividade - resolução da lista do progresso de dupas - obrigatria para os faltosos
filme Baraka
https://www.youtube.com/watch?v=Sso5n_7mP-0
Participação pública na ciência e tecnologia
espiral da divulgação científica
http://suzydisciplinas.blogspot.com/2016/09/textos-de-divulgacao-cientifica.html
participação publica na ciência
Em círculo
apresentação do plano de aula em CTS
comparando a base e o plano nacional curricualar
Como atuar para desenvolver tecnologias sociais em nossa região
toda tecnologia é boa?
o que vem a ser a tecnologia social
O projeto do artigo será feito online no popplet
Inspiração: http://popplet.com/app/#/3684664
Patricia Daiane e Angelica http://popplet.com/app/#/5498521
Celma e Fleck http://popplet.com/app/#/5498508
Juliane Natália Felipe http://popplet.com/app/#/5498505
Gabriel Karine Karinne http://popplet.com/app/#/5498466
Leisa Alex Deise http://popplet.com/app/#/5498455
Todos os alunos que tem e-mail cadastrado no sigaa já devem ter acesso aos seus popplets, quem não cadastrou, por favor, peça para alguém do seu grupo adicionar.
ps Leisa Àlex e Deise ninguém tinha e-mail cadastrado, preciso q me enviem ao menos de um.
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv2.appdocker5-inst2v3.8.1.855 29/03/2024 11:50