Projeto Político Pedagógico

O Técnico em Vestuário deverá ter algumas atitudes desenvolvidas durante o seu
curso: aceitar e enfrentar desafios; ser cordial; desenvolver bom relacionamento com as
pessoas; ter espírito de pesquisa; ter espírito de iniciativa e liderança; usar o bom senso nas
decisões; ter espírito empreendedor; ser criativo, crítico e responsável ser dinâmico, flexível e
criativo na resolução de problemas; ter autonomia; gerenciar equipes de trabalho e propor
idéias inovadoras; trabalhar em equipe; comunicar e apresentar estudos, conclusões e
pareceres técnicos; promover relacionamentos interpessoais; desenvolver postura pró-ativa,
ética e profissional; solucionar problemas e sugerir alternativas de maneira abrangente; ter
disposição para mudanças; buscar constantemente o auto desenvolvimento.
Tanto essas atitudes quanto o perfil do técnico foi traçado consultando, também, os
representantes de indústrias têxteis, nas quais a maior parte dos alunos e estagiários do IF-SC
Campus Jaraguá do Sul atuam. Assim sendo, foram elencadas as características necessárias ao
bom desempenho do Técnico em malharia.
O Técnico Têxtil deverá apresentar, após conclusão da seqüência curricular mínima e
do estágio aprovado, as competências profissionais gerais da área profissional da Indústria,
previstas na Resolução CNE/CEB nº. 04/99, de 05 de maio de 1999:
· Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na
produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de
pessoas;
· Aplicar normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho e técnicas
de controle de qualidade e ambiental no processo industrial;
· Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em
projeto, em processo de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na
manutenção industrial;
· Elaborar planilhas de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e
equipamentos, considerando a relação custo-benefício;
· Aplicar métodos, tempos e processos na produção, instalação e manutenção;
· Elaborar ficha técnica de produto, ferramentas e acessórios.
· Elaborar projetos, cálculos, dimensionamento, lay-out, correlacionando-os com
as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos;
· Desenvolver projetos de manutenção, de instalações e de sistemas industriais,
caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos,
instrumentos, equipamentos e máquinas;
· Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e
manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias;
· Conhecer processos de produção têxtil;
· Administrar, planejar e controlar processo, máquinas e pessoal;
· Conhecer os sistemas de organizações industriais, seu ambiente externo e
interno.

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De acordo com o Projeto Pedagógico do IF-SC, a metodologia está voltada para a
construção de competências, considerando os hábitos de estudos e atitudes como: assiduidade,
responsabilidade e a realização das atividades propostas, requisitos importantes para
enfrentar as etapas de aprendizagem nas quais deverá aprender a propor e resolver problemas,
sobretudo para si mesmo, com vistas a favorecer o seu autoconhecimento.
Assim, a metodologia do ensino/aprendizagem visa o desenvolvimento de
competências, habilidades e atitudes de acordo com o perfil do técnico proposto. Para atingir
o perfil desejado, diversas práticas pedagógicas são propostas, entre as quais: pesquisa,
práticas laboratoriais, visitas técnicas a indústrias, contextualização dos conhecimentos nos
projetos integradores, trabalhos com projetos, solução de problemas, aulas expositivas e
dialogadas e outras práticas pedagógicas que contribuam para o melhor aprendizado.
Desta forma, o aprendizado se construirá pela prática internalizada que se transfigura
em práxis. Como afirma Serafim (2002, p. 46) “A teoria, separada da prática, seria puramente
contemplativa e, como tal, ineficaz sobre o real: a prática, desprovida da significação teórica,
seria pura operação mecânica, atividade cega”.

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A avaliação poderá ocorrer em cada Unidade Curricular ou em conjunto pelos
educadores envolvidos.
Todas as atividades acima elencadas oferecem integração na aprendizagem,
propiciando condições para que o educando possa estabelecer relações entre a teoria e a
prática.
Nesse sentido, a partir da perspectiva integradora que é proposta neste Projeto, é
importante salientar a necessidade da aproximação entre instituição e educandos no processo
ensino-aprendizagem, de forma que estes sintam que a escola é um local que garante o
respeito aos seus saberes e seus tempos, possibilitando que suas experiências possam ser
potencializadas na construção de novos conhecimentos.
A escola deve propiciar, ainda, espaços adequados à realidade local, posto que a
educação não se dá apenas em sala de aula, estimulando diferentes processos formativos, os
quais extrapolam os limites físicos da instituição. Caberá aos educadores envolvidos no
processo, para a garantia dessa educação, a busca por diferentes metodologias, tais como o
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uso de laboratórios; visitas técnicas, culturais; aulas coletivas, temáticas; debates; palestras
com profissionais da área; pesquisas e trabalhos em grupo.
Cabe ressaltar que a escola deve promover o acompanhamento permanente dos
educandos; a utilização de material didático apropriado; a verificação constante das
metodologias empregadas, bem como do processo avaliativo; a infraestrutura adequada.
Essas e outras questões visam assegurar a permanência dos educandos, dos cursos
subsequentes, na escola.
Espera-se, assim, que os educandos assegurem seu espaço no IF-SC, Campus Jaraguá
do Sul, e acumulem saberes para além da vida escolar, levando-os para suas práticas
cotidianas, seja no ambiente de trabalho ou em sua comunidade. Isso implica no
envolvimento entre educandos/educadores, o que certamente levará ao êxito no processo
ensino-aprendizagem.
Caminha-se, deste modo, para que a escola deixe de ser um espaço de opressão
sociocultural e de alienação, para tornar-se um espaço de construção coletiva e organizadora
de práticas e posturas críticas e emancipatórias.

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