Projeto Político Pedagógico

Espera-se que, ao concluir o curso de espanhol, o aluno seja capaz de ler e compreender textos neste idioma, escrever textos de nível intermediário, bem como comunicar-se de forma adequada em situações reais.

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a) Ler e compreender textos de nível médio de dificuldade em língua espanhola;
b) Ouvir e compreender textos de nível médio de dificuldade em língua espanhola;
c) Comunicar-se oralmente, em língua espanhola, em situações simples do cotidiano;
d) Identificar as principais manifestações culturais dos diversos países hispanohablantes;
e) Escrever pequenos textos em língua espanhola;
f) Identificar variantes fonéticas dos diversos países hispanohablantes;
g) Identificar as variantes lexicais mais significativas dos diversos países hispanohablantes;
h) Identificar as principais diferenças estruturais com relação à língua portuguesa;
i) Integrar-se ao mundo hispânico reconhecendo as semelhanças históricas e culturais entre o idioma estrangeiro e o materno.

A metodologia a ser empregada neste curso de extensão será eclética, buscando-se o que há de melhor em cada abordagem de ensino de língua estrangeira (LE). Entretanto, será enfatizado o método comunicativo. Considerando que a aprendizagem de uma LE em país estrangeiro ocorre em um ambiente artificial “fica difícil pensar que os alunos possam desenvolver as quatro habilidades: fala/escuta, leitura/escritura, em profundidade e amplitude que lhes permitam uma interação efetiva com a outra língua e seus usuários.” (PCSC,1998 p. 101). Por este motivo, a mesma proposta sugere que se dê prioridade ao texto, pois “tendo-o como foco, fazem-se discussões orais sobre a sua compreensão e, portanto, desenvolvemos as habilidades fala/escuta, leitura/escritura de forma integrada.” (PCSC, 1998, p. 101) Assim sendo, para o desenvolvimento deste projeto, serão utilizados textos em língua espanhola de variados gêneros (músicas, diálogos, textos literários, científicos, informativos...). Portanto, é a partir do texto que serão selecionadas as atividades a serem desenvolvidas tais como: compreensão auditiva e leitora, conversação, itens gramaticais, análise linguística, vocabulário, discussões orais e outras atividades que auxiliem o êxito do processo. Com base nas ideias de Comsky de que o estudante não é passivo diante do processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, buscou-se elaborar um curso em que o aluno tenha um lugar ativo e participante e sinta-se motivado a comunicar-se em espanhol desde os primeiros encontros. Os conteúdos de cada módulo são apresentados de acordo com as diversas situações comunicativas. Entretanto, buscar-se-á desenvolver as quatro habilidades linguísticas através de atividades de compreensão leitora e auditiva; conversação, dramatização e encenação; apresentação das regras gramaticais contextualizadas às diversas situações comunicativas; atividades relacionadas com o léxico (pronúncia/escrita); aspectos fonéticos; atividades lúdicas (jogos, música) ; aspectos culturais dos países hispânicos.

Ana Regene Varela

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