Projeto Político Pedagógico

Profissional que conhece e aplica com racionalidade aditivos e coadjuvantes enológicos na produção de vinhos e derivados da uva e do vinho.

Indústrias Vinícolas; Cantinas; Unidades engarrafadoras e/ou padronizadoras; Indústrias de suco de uva; Indústria de Bebidas Alcoólicas; entre outros estabelecimentos relacionados ao processamento de uva, vinho e seus derivados.

Conhece os principais aditivos e coadjuvantes enológicos e as técnicas e momentos adequados de utilização. Utiliza racionalmente e conforme legislação vigente os aditivos e coadjuvantes lícitos da indústria enológica.

O desenvolvimento pedagógico do curso se dá por meio de tópicos de estudo com os conteúdos apresentados na forma de livros digitais interativos e/ou PDF, vídeo aulas e outros materiais disponíveis em repositórios abertos, pelos quais serão repassados todos os conteúdos sobre aditivos e coadjuvantes enológicos. As primeiras horas de ensino serão destinadas ao aprendizado das definições teóricas e do conhecimento dos diferentes tipos e funções do aditivos e coadjuvantes enológicos. Na sequência os tópicos de ensino abordam as aplicabilidades dos aditivos e coadjuvantes enológicos nas diferentes etapas de processo da indústria, bem como as últimas tendências e o uso racional destes produtos, a partir de vídeos, fluxos de processo e cálculos. Durante os tópicos de estudo pelo ambiente virtual o(a) professor(a) deve relacionar o conteúdo ministrado e as experiências práticas dos(as) discentes, ampliando o conhecimento e tornando-o mais efetivo, uma vez que as experiências e problemas são estratégias de interação compartilhadas nos fóruns de discussões on-line. O plano de ensino, organizado pelo(a) professor(a) norteará as atividades letivas (ensino, aprendizagem e avaliação; prazos e objetivos esperados) sendo disponibilizado no início do curso no AVEA. Fóruns e chats no ambiente virtual são as principais ferramentas de interação entre professores-estudantes.

Carolina Pretto Panceri, carolina.panceri@ifsc.edu.br, (49) 3236-3115

A avaliação da aprendizagem é realizada conforme Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC - Resolução Nº 41 de 20 de novembro de 2014. São utilizadas como estratégias de avaliação, etapas diagnósticas no início do curso, e ao longo do curso são realizadas avaliações formativas e somativas de forma diversificada. Todas as atividades avaliativas são realizadas no ambiente virtual de ensino aprendizagem, conforme cronograma apresentado no plano de ensino da UC. As avaliações são diversificadas por meio de questionários (dissertativos e objetivos), tarefas, portfólios, entre outras sempre acompanhadas de correção, feedback e oportunidade de recuperação. Considerando a carga horária do curso, são previstas duas avaliações teóricas, sendo assegurado possibilidade de recuperação a partir de mais tentativas de resposta no próprio AVEA. A avaliação é registrada pelo professor no diário de classe em valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). A decisão do resultado final depende da análise do conjunto de avaliações e suas ponderações. É aprovado na unidade curricular e curso o(a) aluno(a) que obtiver o conceito mínimo igual a 6,0 (seis).

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