professores e técnicos ligados à educação básica, com diploma de graduação
Objetivo Geral
Propiciar espaços para a construção de conhecimentos e habilidades aos professores da educação básica, com foco na utilização da pesquisa como prática pedagógica.
Objetivos Específicos
Promover o reconhecimento da pesquisa como parte da prática pedagógica nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Estimular a construção contínua da prática pedagógica a partir da reflexão sobre o trabalho e a experiência docente. Propiciar a articulação de conhecimentos teóricos e práticos na formação do docente como agente transformador do contexto socioeducacional e cultural em que atua. Oportunizar o desenvolvimento de pesquisa-ação no contexto educacional. Compreender e exercitar a escrita científica como relato de práticas docentes e caminho para construção e difusão de conhecimentos pedagógicos.
Contribuições para o egresso
Após a conclusão do curso, espera-se que o profissional educador possa estabelecer em seu trabalho docente uma práxis que compreenda a pesquisa como prática pedagógica, refletindo sobre sua atuação e transformando sua forma de trabalho e a realidade em que atua, tendo como parâmetros os conhecimentos teóricos e metodológicos discutidos no curso. Sendo assim, a atuação deste profissional é ampla, com foco dirigido à educação básica, atendendo especialmente a educação infantil e o Ensino Fundamental e Médio. Espera-se que o egresso desse curso de especialização atue na educação em diferentes áreas do conhecimento, níveis e modalidades de ensino, de acordo com as diretrizes legais estabelecidas, promovendo uma profunda articulação entre ensino e pesquisa dentro do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Base Nacional Comum, assim como dos temas transversais.
Público alvo
O público-alvo do curso são professores e técnicos ligados à educação básica, com diploma de graduação reconhecido pelo MEC, que estejam preferencialmente atuando em unidades de ensino e tenham interesse em inserir a pesquisa como prática pedagógica na rotina escolar.
Ingresso no curso
O curso terá oferta a cada dois anos. A seleção ocorrerá por meio de carta de intenção, elaborada em data e local indicados em edital específico, e análise de currículo em que serão considerados experiência profissional na educação, títulos acadêmicos, produção acadêmica, participação em eventos, cursos de qualificação e formação profissional na educação. As vagas serão divididas conforme o número de professores orientadores disponíveis e as linhas de pesquisa a que se vinculam. Em havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, será feito um sorteio para que sejam chamados até o dobro das vagas por linha de pesquisa/eixo. A matrícula, nos dois primeiros módulos, será automática e deverá ser realizada na totalidade de unidades curriculares que compõem o módulo. Ao término do segundo módulo, o aluno deverá realizar pré-matrícula para que sejam definidas as disciplinas a serem ofertadas no terceiro módulo. No Módulo III, a oferta de cada unidade curricular específica só ocorrerá se o número de alunos matriculados for igual ou maior a 20% do total de alunos com matrícula ativa no curso. Nesse último módulo, o aluno deverá procurar a secretaria diferentemente dos módulos anteriores, em que sua matrícula era feita de forma automática para realizar matrícula obrigatoriamente em Seminário III e 14 em 2 outras unidades curriculares selecionadas dentre as que foram ofertadas após a pré-matrícula, sendo uma do eixo 1: Pesquisa e Prática pedagógica e uma do eixo 2: Transversalidade. O Módulo IV corresponde ao período destinado à elaboração do Trabalho de Conclusão do curso e nele serão matriculados todos os alunos que concluírem o Módulo III.
Desligamento do discente
O discente será desligado do curso por iniciativa própria, a qualquer tempo em que o requeira à coordenação de curso, através de requerimento específico protocolado na secretaria, ao qual será anexada a sua comprovação de inexistência de débito com a biblioteca. O coordenador de curso terá até 15 dias para emitir parecer a respeito. O discente será desligado do curso por iniciativa do IFSC quando: I nos primeiros 15 (quinze) dias letivos, o aluno da fase inicial do curso deixar de comparecer às aulas sem justificativa por um período de 5 (cinco) dias letivos consecutivos, ou a qualquer tempo, enquanto for possível chamar outro candidato para ocupar a vaga; II por abandono, a qualquer tempo, quando o aluno deixar de comparecer 5 encontros quinzenais consecutivos sem justificativa; ou quando faltar consecutivamente a 12 aulas de uma mesma unidade curricular sem justificativa; III por desistência, quando o aluno não fizer sua rematrícula como apontado no item 3.5; IV por falta de documentação comprobatória ou descumprimento de outros itens do termo de matrícula condicional, estabelecidos em edital de ingresso; V por transgressão disciplinar grave, o que inclui a prática de plágio; VI por falecimento do aluno; V por reprovação em qualquer unidade curricular do curso. Neste último caso (inciso V), o aluno poderá solicitar reingresso, sem necessidade de passar pelo processo seletivo, quando houver nova oferta do curso.
Câmpus Gaspar Baixar Arquivo