Professores graduados e que ministram as disciplinas de ciências humanas e áreas afins
Propiciar formação continuada a professores e outros profissionais da educação nos quatro campos de conhecimento que compõem a área de ciências humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), de forma integrada, com ênfase na discussão de conteúdos e metodologias, da interação desses com a prática docente e das possíveis ações de aprimoramento da realidade escolar e de incentivo à pesquisa e ao exercício da cidadania crítica dos estudantes. Oportunizar a discussão sobre as especificidades e as possíveis interações dos conteúdos e metodologias utilizados no ensino de Filosofia, Geografia, História e Sociologia; Incentivar e promover a pesquisa de docentes e discentes na área de ciências humanas, visando à aproximação escola/universidade; Compreender o papel da Filosofia, da Geografia, da História e da Sociologia na caracterização da escola e das suas funções ideológicas, críticas e transformadoras; Discutir, de modo interdisciplinar, ações que possibilitem a (trans)formação dos estudantes para a pesquisa e para a consciência crítica. Contribuições para o egresso: A partir do perfil do egresso estabeleceu-se um conjunto de conhecimentos, métodos e estratégias, em consonância com as especificidades da Pós-graduação Lato Sensu e com a modalidade EaD para o desenvolvimento do curso. O presente curso de especialização, por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítico-social, deve propiciar ao profissional a ser formado: a) a aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o sociológio e o geográfico; e b) o planejamento, a execução e a avaliação de atividades educativas, com o uso das tecnologias de informação e comunicação. O estudante desenvolverá seus estudos a partir de um repertório de informações composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos. Os conhecimentos sistematizados sobre as ciências humanas e a educação serão necessários para que o profissional interrogue suas práticas. É aí que se produzem os saberes, ou seja, capacita-se o profissional da educação não apenas para compreender a nova realidade, mas, para ser capaz de apoiar-se nas distintas áreas do conhecimento para produzir novos saberes pedagógicos. Desse modo, estará apto a recriar as situações educativas para enfrentar os desafios da sociedade e do contexto escolar. O perfil do egresso ora proposto, por meio das unidades curriculares que versam sobre conteúdos fundamentadores, integradores e prático-científicos, visa promover: Aperfeiçoamento do educador quanto a conteúdos e metodologias; Incentivo à pesquisa em Ciências Humanas; Desenvolvimento profissional do professor interacionado com a realidade social e a sua atuação nesta; Trabalho docente pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais; Formação e capacitação continuadas do professor visando à compreensão da especificidade e da função da escola; Novas competências do professor: desenvolver nos estudantes capacidades cognitivas de pesquisa e de exercício da cidadania crítica; Garantir o papel do professor de Ciências Humanas como articulador/mediador de saberes interdisciplinares.
Público alvo:
O curso é destinado a professores graduados e que ministram as disciplinas de ciências humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e áreas afins e atuam no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas ou privadas de Santa Catarina.
Criciúma, Tapejara, Blumenau, Joinville, Palmitos, Laguna e Campos Novos Baixar Arquivo