Projeto Político Pedagógico

Dominar os conhecimentos que possibilitam a compreensão das informações apresentadas nos rótulos dos alimentos. Conhecer e interpretar as legislações relacionadas à rotulagem de alimentos. Realizar o cálculo das informações nutricionais dos alimentos e expressar adequadamente os resultados. Elaborar rótulos para alimentos embalados de acordo com as legislações vigentes.

O egresso do curso é o profissional capaz de auxiliar e atuar na elaboração de rótulos de alimentos embalados em indústrias alimentícias e serviços de alimentação.

Dominar os conhecimentos que possibilitam a compreensão das informações apresentadas nos rótulos dos alimentos. Conhecer e interpretar as legislações relacionadas à rotulagem de alimentos. Realizar o cálculo das informações nutricionais dos alimentos e expressar adequadamente os resultados. Elaborar rótulos para alimentos embalados de acordo com as legislações vigentes.

O Projeto Pedagógico do Curso FIC em Rotulagem de Alimentos tem por objetivo a construção de uma aprendizagem associada à realidade local e regional, onde os alunos possam atuar como consultores ou responsáveis técnicos na elaboração de rótulos de alimentos. O curso foi organizado em duas unidades curriculares, “Rotulagem Geral de Alimentos” e “Rotulagem Nutricional de Alimentos”, que são complementares e contribuem na conscientização de profissionais sobre a necessidade da melhoria dos rótulos de alimentos comercializados na região. Ao longo do curso, será enfatizada a importância de prestar informações corretas nos rótulos dos alimentos, sem induzir os consumidores ao erro ou engano. Ressalta-se que esse PPC está pautado na interdisciplinaridade, pois para a elaboração dos rótulos será desenvolvido espírito científico por meio de pesquisa e interpretação de legislações. Habilidades em cálculos matemáticos serão exercitadas para a estimativa de informações nutricionais. De forma geral, a metodologia adotada pelos docentes incluirá atividades teóricas e práticas, com aulas expositivas e dialogadas, e resolução de exercícios individuais e em grupos voltados à análise crítica e elaboração de rótulos de alimentos.

Danielle Cristina Barreto Honorato Ferreira (danielle.honorato@ifsc.edu.br) Fernando Sanches de Lima (fernando.sanches@ifsc.edu.br) Stephanie Silva Pinto (stephanie.pinto@ifsc.edu.br) (49) 3631-0471

O processo avaliativo incluirá aspectos qualitativos e quantitativos (LDBEN n° 9394/1996), com o objetivo de promover a inclusão e ações que valorizem o domínio técnico e demais aspectos relacionados à formação do cidadão. Assim sendo, o processo avaliativo será pautado na avaliação formativa diagnóstica ao longo do curso que o docente possa refletir sobre os caminhos para se obter êxito no processo ensino-aprendizagem (PDI do IFSC, 2015-2019). Assim sendo, os alunos serão avaliados por meio de 1) observação dos alunos pelo docente quanto à participação nas diversas atividades, 2) resolução de exercícios que estimulem a análise crítica de rótulos de alimentos produzidos por agroindústrias da região e 3) trabalhos voltados à elaboração de rótulos de diferentes formulações alimentícias. Serão adotados os seguintes critérios de avaliação: visão crítica sobre importância da rotulagem de alimentos, iniciativa em pesquisar e interpretar as legislações sobre rotulagem de alimentos, desenvolvimento de cálculos para a estimativa da informação nutricional e expressão correta dos resultados. O Regulamento Didático Pedagógico do IFSC, aprovado pela Resolução CONSUP n° 20, de 25 de junho de 2018, estabelece no Capítulo VII, Art. 41. O resultado da avaliação será registrado pelo professor, no sistema acadêmico, em valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). § 1º O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). § 2º Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero). Após a realização das atividades avaliativas de cada unidade curricular, “Rotulagem geral de alimentos” e “Rotulagem nutricional de alimentos”, haverá recuperação de estudos com atividades pedagógicas que promovam a aprendizagem dos alunos que não obtiverem êxito. Esses alunos serão submetidos a uma nova avaliação e prevalecerá o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação após a recuperação de estudos. Portanto, o aluno será considerado APTO no curso “FIC em Rotulagem de Alimentos” se obtiver nota maior ou igual a seis (6,0) e frequência igual ou superior a 75% nas duas unidades curriculares.

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