Projeto Político Pedagógico

O egresso deste curso terá uma formação da competência narrativa da consciência histórica aplicada aos processos de ensino e aprendizagem histórica por meio da canção popular.

Educação Básica; Ensino de História.

Competência narrativa da consciência histórica em suas múltiplas dimensões: cognitiva, estética, política, ética, moral, religiosa e em sintonia com as políticas de educação ambiental sustentável; Operacionalizar pesquisa histórica qualitativa em ensino e aprendizagem histórica a partir da canção popular; Planejar perspectivas teóricas e metodológicas para o planejamento de uma Aula de História a partir da fonte canção.

Apresentação do professor por meio da oralização de uma narrativa escolar, acadêmica e profissional;

Estímulo à escritura de uma narrativa escolar, acadêmica e profissional de apresentação por parte dos sujeitos a partir de uma sugestão de roteiro;

Leitura voluntária de algumas narrativas de vida e introdução à metodologia de categorização das fontes narrativas;

Perfil identitário dos docentes do curso de formação continuada Canção, Ensino e Aprendizagem Histórica;

Gostos Musicais e Aula de História: significados da música na vida prática, gostos musicais e aulas de história: conteúdos, justificativas, finalidades e metodologias dos usos da música;

Prof. Dr. Luciano de Azambuja

Luciano.azambuja@ifsc.edu.br

(48) 3877-8423

Aula Audição: escolha, audição e defesa de uma música do gosto musical dos sujeitos que pode ser usada em uma Aula de História: por que usar essa música? Para que usar essa música?

Protonarrativas da Canção: escritura de uma protonarrativa a partir das leituras e escutas de uma canção de trabalho advinda do gosto musical dos sujeitos;

Planejamento e apresentação coletiva de uma Aula de História a partir das protonarrativas da canção, da matriz da leitura histórica de fontes e historiografia, e da formulação de uma pergunta histórica;

Narrativa Histórica da Canção: escritura de uma narrativa histórica a partir da canção e da Aula de História ministrada.

Metacognição: o que aprendi no curso “Canção, Ensino e Aprendizagem Histórica” que poderá ser aplicado na orientação da vida prática profissional, pessoal e cidadã de um professor(a) de história da educação básica?

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv1.appdocker5-inst116/05/2024 07:47