Projeto Político Pedagógico

Elaborar sucos de fruta, especialmente uva e maçã. Aplica técnicas de conservação de matérias-primas, produtos em elaboração e de produtos prontos. Segue os princípios das boas práticas de fabricação de bebidas não alcoólicas e zela pelas condições de segurança no local de trabalho. Além da qualificação profissional em si, o egresso, uma vez alfabetizado, estará preparado para se matricular nos cursos de qualificação profissional integrados ao ensino fundamental (séries finais) e posteriormente ao ensino médio, oferecidos pelo câmpus.

O egresso deste curso estará apto a atuar em indústrias de pequeno, médio ou grande porte; estabelecimentos produtores de sucos de maçã e de uva; agroindústrias familiares; propriedades rurais; órgãos públicos, entre outros estabelecimentos relacionados ao processamento de maçã e de uva para suco.

- Conhecer formas contemporâneas de linguagem, almejando o exercício da cidadania e preparação para o trabalho;
- Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e integrando conhecimentos das ciências e de outros campos do saber;
- Entender a sociedade, sua gênese e a transformação dos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana e do seu papel como agente social;
- Compreender as ciências como instrumento de interpretação da realidade através da observação e da experimentação sistemática;
- Articular os conhecimentos de diferentes áreas para atuar de forma crítica e cidadã sobre questões relacionadas ao ambiente, à cultura, à sociedade e ao mundo do trabalho;
- Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias;
- Executar os processos de produção de sucos de acordo com as normas de qualidade, segurança dos alimentos, saúde, segurança e meio ambiente;
- Manipular alimentos com higiene e sanidade, prevenindo o contágio por doenças transmitidas por alimentos;
- Compreender-se enquanto sujeito de direitos e deveres, reconhecendo uma visão histórica e crítica das relações sociais, em consonância com os princípios que regem os direitos humanos.

Aulas expositivas e dialogadas, além de aulas de resolução de exercícios e ditados. Para o desenvolvimento das aulas serão utilizados diversos recursos, tais como, livros e demais tipos de bibliografias; recursos audiovisuais; ferramentas digitais e materiais impressos. A avaliação se dará nos aspectos qualitativos e quantitativos, respeitando-se o perfil adotado pelo curso, para tal serão utilizados os seguintes meios de avaliação: resolução de exercícios; trabalhos de pesquisa e investigação, sendo individuais e em grupos, e avaliações escritas. Os conteúdos poderão ser desenvolvidos articulados com a realização de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, bem como com a realização de visitas técnicas. Quanto ao Tempo Social, o mesmo poderá ser realizado através de atividades como, por exemplo, participação em palestras, projetos e ações de extensão, visitas técnicas e outras ações propostas pelo docente que se enquadram nos objetivos do Tempo Social. Além disso, o Tempo Social poderá ser estruturado em concordância com outras unidades curriculares ministradas no semestre, bem por meio de outros formatos previstos no documento orientador.

Raquel Franciscatti dos Reis, raquel.franciscatti@ifsc.edu.br, (49) 3236-3126
Camila Koerich Espindola, camila.espindola@ifsc.edu.br, (49) 3236-3115
Carolina Pretto Panceri, carolina.panceri@ifsc.edu.br, (49) 3236-3127
Jailson De Jesus, jailson.jesus@ifsc.edu.br, (49) 3236-3133
Lilian Back, lilian.back@ifsc,edu.br, (49) 3236-3115
Mariana Vasconcellos Dullius, mariana.dullius@ifsc.edu.br, (49) 3236-3113
Paola Andreza Ávila Soares, paola.avila@ifsc.edu.br, (49) 3236-3132
Pedro Rates Vieira, pedro.vieira@ifsc.edu.br, (49) 3236-3113
Priscilla Nunes, priscilla.nunes@ifsc.edu.br, (49) 3236-3115

Os trabalhadores-estudantes enfrentam diversas dificuldades de aprendizagem. Entre as possíveis causas estão a idade dos alunos, o fato de nunca terem frequentado ou estarem há muito tempo longe da escola, a falta de hábito de estudo, a incompreensão dos conteúdos, o não uso da língua na norma culta e a não compreensão da necessidade de estudar determinados componentes curriculares. Ao chegarem à escola precisam compreendê-la como um espaço de relações, diálogos, reflexões e aprendizagens enquanto experiências significativas em suas vidas.  A avaliação se dará nos aspectos qualitativos e quantitativos, respeitando-se o perfil adotado pelo curso, para tal serão utilizados os seguintes meios de avaliação: resolução de exercícios; trabalhos de pesquisa e investigação, sendo individuais e em grupos, e avaliações escritas. 

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