Projeto Político Pedagógico

Auxilia na manutenção periódica de máquinas e equipamentos. Auxilia no manuseio e instalação de
instrumentos de estações climatológica, agroclimatológica, hidrometeorológica e meteorológica. Limpa e
checa instrumentos. Auxilia na coleta de amostra e na elaboração de relatórios e planilhas dos resultados
analíticos. Executa o descarregamento de dados e o envio para banco de dados nacional e de empresas.

Instituições e laboratórios federais públicos (CERTI, INPE, IPTI) de metrologia, em especial de
calibração de instrumentos meteorológicos.
Empresas e Fornecedores de instrumentos ambientais, entre eles: - Campbell, DualBase, Hobeco
(AgSolve, Hidromech, Romiotto, Squitter, Unimetro)
Instituições de Monitoramento e Previsão de tempo estaduais, federais e privadas, entre eles:
ANA, Cemaden, Censipam, DECEA, Epagri, Inmet.

Entender o processo de medição, seu erro e sua incerteza. Conhecer os conceitos metrológicos, as normas técnicas, o vocabulário, as unidades doSistema Internacional de unidades, e de instrumentação meteorológica/ambiental. Conhecer os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Planejar o experimento de medição para a calibração do mensurando. Aplicar os conceitos estatísticos para avaliação da incerteza de medição. Analisar e tratar estatisticamente o resultado de medição de uma calibração”. Elaborar um certificado de calibração.

Cada conteúdo terá conceituação teórica por meio de vídeo, áudio e texto; exemplo prático em encontro
síncrono e exercícios de fixação na forma de questionários no ambiente virtual. A avaliação será realizada considerando o desempenho nos questionários, um relatório dos experimentos práticos desenvolvidos pelos alunos com dados de simulação e a elaboração de um certificado de calibração do instrumento para cada experimento.

Ver PPC.

A avaliação compreenderá a participação do estudante frente às atividades propostas como
debates, reflexões, trabalhos, provas e relatórios de experimentos. A atitude em relação à conduta com seus colegas, professores e outros profissionais nos Fóruns, Webconferências e contatos por email e chat privado. O processo de recuperação das aprendizagens, assim como o da avaliação, será processual e buscará atingir os discentes que, por ventura, possam ter dificuldades em acompanhar o ritmo proposto. O registro e critérios para as avaliações seguirão as diretrizes do Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Resolução nº 41 de 2014).

 

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