Projeto Político Pedagógico

Em conformidade com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) em sua quarta edição, o Técnico em Design Gráfico será habilitado para:

 

●Coordenar e executar projetos de comunicação visual de mídias impressas e digitais seguindo padrões e normas técnicas, referentes à propriedade intelectual, acessibilidade, usabilidade e sustentabilidade.

● Aplicar e implementar sinalizações, ilustrações, tipografias, animações e usabilidade de projetos de design gráfico.


● Analisar, interpretar e propor a produção da identidade visual das peças gráficas. Criar, controlar, organizar e armazenar arquivos e materiais de produção gráfica e digital. De acordo com o CNCT, para atuação como Técnico em Design Gráfico são fundamentais: 


● Conhecimentos interdisciplinares relacionados aos processos de criação, envolvendo pesquisa, idealização, planejamento, execução técnica, fruição e recepção estética. 


● Competências comunicativas e empreendedoras voltadas à proposição de projetos, ao coletivo, à gestão, à solução de problemas e à resiliência, entre outras competências socioemocionais.

Conforme descrito no CNCT, o Técnico em Design Gráfico tem como campo de atuação os seguintes locais e ambientes de trabalho:

● Estúdios Fotográficos

● Agências de Design Digital, Marketing e Publicidade

● Empresas de Jogos

1. Atuar profissionalmente e socialmente tendo em vista o contexto histórico, econômico, político e social da arte e do design.

2. Compreender os debates sobre multiculturalismo, cidadania ativa, diversidade e direitos humanos.

3. Atuar em organizações e empreender na área de design gráfico, colocando-se de forma ética e sustentável em sua relação com o mundo do trabalho e o desenvolvimento tecnológico.

4. Desenvolver projetos de design de acordo com a necessidade da organização e do usuário, considerando aspectos comunicacionais, estéticos e compositivos, de usabilidade e acessibilidade.

5. Compreender as etapas do projeto, por meio de metodologias e ferramentas projetuais.

6. Planejar, desenvolver e implementar produtos gráficos e digitais como: conteúdos e artes para mídias sociais, websites, sinalizações, animações, tipografias, identidades visuais e projeto de comunicação visual para eventos e marcas.

7. Analisar, interpretar e propor a produção da identidade visual das peças gráficas.

8. Criar, controlar, organizar e armazenar arquivos e materiais de produção gráfica e digital.

O Curso Técnico Integrado em Design Gráfico é um curso com carga horária de 3100h distribuídas ao longo de três anos. Para além da integralização, o curso conta com duas etapas intermediárias com certificações em nível de Qualificação Profissional de Ilustrador e Editor de Projeto Visual Gráfico que poderão ser requeridas ao completar os requisitos indicados (Item 31). É um curso na modalidade presencial com 280 horas de carga horária na modalidade EaD. As atividades presenciais compõem a maior parte da carga horária e serão desenvolvidas no Câmpus Palhoça Bilíngue em período vespertino com até dois contra-turnos. As atividades a distância ocorrerão por meio do Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) institucional. O curso conta com unidades curriculares voltadas: i) para a formação geral; ii) para a formação técnicas; e iii) para a formação integrada e integral combinando aspectos da formação geral e técnica para uma formação que permita ao discente atuar e interagir na sociedade, considerando aspectos sociais, culturais e linguísticos. O desenvolvimento dos conteúdos em cada unidade curricular ocorrerá a partir da utilização de metodologias de abordagem distintas, conforme descrito nos quadros com ementas de cada unidade curricular, respeitando a prática pedagógica e as características intrínsecas de cada área do conhecimento. Será estimulada no desenvolvimento das unidades a ênfase na interdisciplinaridade e na realização de atividades práticas ao longo do curso, incluindo duas unidades curriculares baseadas no desenvolvimento de projetos: Projeto de Identidade Visual e Projeto de Design Gráfico. O Projeto de Identidade Visual tem como objetivo desenvolver uma marca e suas aplicações digitais e impressas, procurando simular e/ou atender situações reais. O Projeto de Design Gráfico tem a finalidade de agregar conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento do curso. Dessa forma, utilizará uma metodologia de projeto, iniciando pelo entendimento do problema, requisitos e especificações, ideação, testes e protótipo final. Serão desenvolvidos prioritariamente em grupos, simulando equipes de projeto comuns no mundo do trabalho. O produto gráfico será impresso e/ou digital, podendo incluir: criação de marca, aplicações impressas, desenvolvimento de site ou aplicativo, animações, entre outros. De forma a buscar a formação integral do cidadão, o curso trabalhará de forma específica em algumas unidades e também de forma transversal temáticas como história e cultura afro-brasileira e indígena, educação em direitos humanos, inclusão, educação ambiental, alimentação saudável, prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e o idoso, dentre outras temáticas de relevância social. Além disso, a realização de atividades em Componentes Complementares Eletivos, com carga horária total de 100h, possibilitará aos estudantes diversificar o seu itinerário no curso e estimular o desenvolvimento do espírito científico envolvendo atividades diversas e relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão

3. Chefe DEPE: Renato Messias Ferreira Calixto depe.phb@ifsc.edu.br Telefone: 3341-9737 4.

Contatos:

André Salvaro Furtado - andre.salvaro@ifsc.edu.br

Laíse Miolo de Moraes - laise.moraes@ifsc.edu.br

Conforme estabelecido no Art. 45 da Resolução CNE/CP nº 01/21, a avaliação da aprendizagem na educação profissional deve ser diagnóstica, formativa e somativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Ela tem por objetivo a progressão do discente para o alcance do perfil profissional de conclusão. De acordo com o Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do Instituto Federal de Santa Catarina, a avaliação compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação de ensino e aprendizagem tendo em vista a construção dos conhecimentos. Para isso, diferentes instrumentos de avaliação podem ser utilizados para estimular o discente à pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. O curso prevê o uso de instrumentos diversificados conforme previsto no RDP. Desse modo, a avaliação da aprendizagem no Curso Técnico Integrado em Design Gráfico seguirá os preceitos legais. Ela será processual e fornecerá subsídios para planejar as atividades pedagógicas e as estratégias de ensino, possibilitando o acompanhamento dos avanços e transformando os limites e as dificuldades em desafios. Propõe-se, assim, uma avaliação de caráter diagnóstico e formativo, que subsidie as mudanças no processo ensino-aprendizagem. Para evidenciar as potencialidades dos educandos, a avaliação será viabilizada por instrumentos construídos ao longo do curso e compatíveis com as competências e habilidades referentes ao projeto. A avaliação dos objetivos e conteúdos exige novos procedimentos de discente e docente, assim como planejamento de situações e elaboração de instrumentos caracterizados pela interdisciplinaridade e contextualização de conhecimentos. A avaliação ocorrerá durante o processo e deverá acompanhar o desenvolvimento do discente na obtenção das competências requeridas no exercício de sua profissão. Conforme previsto no RDP, ao final de cada Unidade Curricular será atribuído notas inteiras de 0 até 10. Ao final de cada unidade curricular, será aprovado o(a) discente que obtiver conceito final igual ou superior a 6,0, bem como frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas. Se por algum dos motivos apresentados no RDP (entre os quais doença, falecimento de familiares, convocação do judiciário e do serviço militar) o discente não participar das atividades avaliativas, assegura-se o direito de ter uma nova oportunidade de avaliação. Da mesma forma, o curso garante a recuperação de estudos através de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, preferencialmente, no horário regular de aula e, se necessário, em atividades diferenciadas em horário de atendimento e estudos dirigidos. Além das atividades de recuperação asseguradas, os discentes terão horário de atendimento extraclasse em todas as unidades curriculares em horários disponibilizados pelos docentes. Os discentes poderão recorrer ao atendimento para esclarecimento de dúvidas e quaisquer atividades de estudo referentes aos componentes curriculares. A avaliação do discente será feita em cada componente curricular, considerando os objetivos propostos no plano de ensino. Sendo a avaliação final do discente feita no Conselho de Classe Final com a presença de todos os professores que trabalham nas unidades curriculares daquele ano letivo, conforme a legislação vigente. Segundo o Regulamento Didático-Pedagógico, no regime de matrícula seriada o discente reprovado em até duas unidades curriculares poderá ser matriculado no período seguinte desde que cumpra concomitantemente os componentes curriculares em regime de pendência. O trancamento e cancelamento de matrícula será regido pelo Regulamento Didático Pedagógico do IFSC. O conselho de classe é parte do processo de avaliação de ensino e aprendizagem e ocorrerá em conformidade com o Regulamento Didático-Pedagógico do Instituto Federal de Santa Catarina. Considerando a periodicidade anual, o curso contará com dois conselhos de classe: i) Conselho de Classe Intermediário, no meio do ano letivo; ii) Conselho de Classe Final, ao final do ano letivo. Para além dos momentos de conselho de classe, serão realizadas reuniões pedagógicas de curso de forma periódica para acompanhamento dos estudantes e do processo de ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo.

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