Projeto Político Pedagógico

Professores das redes pública e privada, e demais profissionais interessados em especializar-se em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profiss
As mudanças no mundo contemporâneo exigem rapidez, múltiplos conhecimentos e criatividade. Este “novo mundo”, por vezes, nos deixa a sensação de impotência, de correr atrás do que nunca iremos alcançar. Entretanto, a lógica que domina o mercado de trabalho não pode ser motivo de esmorecimento e sim de buscas por alternativas que promovam a humanização das relações interpessoais e de trabalho, inclusive no âmbito da educação. Sendo assim, os Institutos Federais apresentam função decisiva no sentido de promover ações que desenvolvam a sociedade para desafios científicos, tecnológicos, profissionais e humanos que são apresentados cotidianamente, sem perder de vista qual sujeito queremos formar.
A produção de informações e seu acúmulo nos mais diversos domínios com a possibilidade quase infinita de armazenamento e compartilhamento de dados é uma das marcas deste novo tempo. Consequentemente, há pouco tempo para a reflexão e o amadurecimento necessários para a materialização de ações que contribuam para a formação integral do estudante. Sendo assim, observamos enormes dificuldades para os professores acompanharem o ritmo dos avanços da sociedade, exigindo cada vez mais processos de qualificação que atendam às necessidades educacionais da população. Em decorrência das exigências de qualificação profissional, oriundas das novas configurações políticas econômicas, sociais e educacionais, é cada vez mais urgente a busca pela reflexão, pela materialização de conhecimentos e pedagogias, e pela discussão e compreensão de conceitos, categorias e interpretações, particularmente no âmbito da educação básica e profissional.
Considerando que a apropriação destes conhecimentos possibilita aos professores o desenvolvimento de ações técnico-científicas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Chapecó, por meio da oferta do Curso de Especialização em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Tecnológica busca atender às necessidades locais e regionais pela atualização e formação constante dos educadores. Evidência disso é a alta procura pelo curso nas duas primeiras turmas, com 143 inscritos em 2019 e 242 em 2020.
A oferta deste curso justifica-se tendo em vista que o PDI, aprovado pela Resolução CONSUP n. 07 de 04/03/2020 apresenta, entre suas finalidades,
características e objetivos, de acordo com a lei n. 11.892/2008:
VI – ministrar em nível de educação superior:
d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento;
e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vista ao processo de geração e inovação tecnológica. (BRASIL, 2008)
Além disso, consta no Capítulo 3, item 3.3.6 do mencionado documento, um destaque importante no conceito de formação de formadores:
[...] a formação de professores para a EPT. Pouca oferta nessa área acontece no país, na maioria dos casos são programas especiais, transitórios ou sazonais
de formação docente. O IFSC deve propor um programa permanente de formação de professores para a EPT, seja em cursos de licenciatura, seja em pós-graduação, tanto para seus próprios servidores, quanto para a comunidade externa. (IFSC, 2020, p. 80).
Assim, fica evidente que a oferta do Curso de Especialização em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional se coaduna com os objetivos da
instituição, já que além de cumprir com as metas enunciadas em seu PDI, contribui também para instalação das condições de oferta de um futuro curso de pós-graduação stricto sensu na área de Ensino, cujo projeto se encontra em fase de elaboração com a participação de docentes de diversas áreas que atuam nos câmpus do IFSC na região Oeste de Santa Catarina.
Nesta direção, a oferta desta especialização deixa explícito o compromisso da Instituição com a oferta de cursos de diversos níveis de ensino – da educação básica à superior –, abrangendo a formação inicial e continuada, com destaque à formação de professores, valorizando todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, sejam licenciados, bacharéis ou tecnólogos nas diversas áreas que atuem ou pretendam atuar na educação. Cabe destacar ainda que a oferta deste curso encontra amparo no Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) do Campus Chapecó.
Objetivo Geral:
* Ofertar aprimoramento profissional aos licenciados, bacharéis e tecnólogos nas teorias e metodologias da educação básica e profissional.
Objetivos Específicos:
* Promover a reflexão sobre a educação brasileira em geral e sobre a educação básica e tecnológica, em relação aos aspectos teóricos, práticos e políticos;
* Aprofundar a compreensão das teorias e aprimorar os métodos didático-pedagógicos, visando ressignificar as práticas docentes na educação básica e
profissional;
* Contribuir para o aperfeiçoamento no exercício das atividades docentes nas instituições de ensino em que atuam ou virão a atuar;
* Sinalizar algumas alternativas didático-metodológicas que contribuam para as práticas pedagógicas, atribuindo maior sentido ao ensinar e aprender;
* Compreender as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica;
* Aprender sobre organização didática e avaliação como instrumentos de planejamento no processo ensino-aprendizagem;
* Conhecer e discutir as principais leis educacionais brasileiras atualmente em vigor e suas implicações, abrangendo a Educação Básica e a Profissional e
Tecnológica;
* Analisar os elementos que marcam as particularidades na Educação de Jovens e Adultos e sua docência;
* Problematizar concepções de educação e de currículo tradicionais, críticas e pós-críticas;
* Discutir paradigmas sócio-históricos de inclusão e de diversidade, bem como os elementos teórico-metodológicos para reduzir a exclusão e aumentar a
inclusão escolar desses grupos;
* Compreender os fundamentos e principais conceitos do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS);
* Apresentar possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação;
* Conhecer os fundamentos da pesquisa nas ciências humanas: abordagens, tipos e técnicas de pesquisa em educação.
Sala F65 - câmpus Chapecó IFSC Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv1.appdocker5-inst117/05/2024 08:13