Projeto Político Pedagógico

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O curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa proposto pelo câmpus Chapecó é
justificado por diversos motivos. Um destes motivos é (1) a contribuição do câmpus para o
atendimento da meta de 20% das vagas ofertadas serem para formação de professores. O curso
pretende dar continuidade à formação de professores proposta em 2013 com auxílio da Pró-reitoria
de Extensão na oferta do curso FIC em Pronúncia para Professores da Língua Inglesa. (2) A grande
procura do curso na época com professores de toda a região oeste de escolas públicas, privadas
e professores universitários além do (3) diagnóstico durante o curso da carência de conhecimento
destes professores nas demais áreas da língua inglesa foi um dos motivos iniciais do projeto do
curso de especialização em língua inglesa. Foi identificado que na região não há cursos de
graduação ou pós-graduação (privados, comunitários ou públicos) exclusivos em língua inglesa.
Os cursos de graduação correspondem à Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa
com foco principal na primeira e aulas ministradas em português nas poucas unidades (20%) que
tem a Língua Inglesa como foco. (4) Uma dessas universidades entrou em contato com a
professora de língua inglesa do câmpus Chapecó em busca de professores especialistas para
ministrarem aulas na graduação, uma vez que não encontraram mestres ou doutores interessados
e estava difícil encontrar especialistas. (5) O quinto motivo foi a motivação pessoal do corpo
docente qualificado na área e ansioso para contribuir para o desenvolvimento da região partilhando
de seus conhecimentos e experiência auxiliando assim na formação dos professores das escolas
locais e de maneira indireta com os alunos destes.
O câmpus Chapecó iniciou sua história na formação de professores de língua inglesa com a oferta
do curso FIC em Fonética e Fonologia para professores de Língua inglesa. Atualmente, na região
há apenas um curso de graduação bilíngue de Letras – Português e Inglês, cujo foco é a Língua
Portuguesa. Estes professores que querem atuar ensinando língua inglesa precisam de
oportunidades de ampliar e reciclar seu conhecimento e é isto que propomos com a Especialização
em Língua Inglesa. A Universidade Federal da Fronteira Sul com sede em Chapecó (ofertante de
licenciatura Português - Espanhol) oferece mestrado em Linguística no qual estes professores
podem continuar aperfeiçoando seu conhecimento linguístico e, pretendemos, com o passar do
tempo e ampliação de verbas e quadro docente na área oferecer um mestrado seguindo as linhas
de pesquisa propostas na especialização. Nossa intensão, para o momento, no entanto, é de
continuar promovendo encontros entre os professores formados através de projetos de extensão
mantendo sempre em mente a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Como mencionado anteriormente, o curso de pós-graduação lato sensu em língua inglesa
em questão foi especificamente projetado para atender a demanda crescente da região oeste
catarinense por cursos específicos para professores de língua inglesa. Foi constatado grande falta
e interesse do público-alvo por cursos de aprimoramento e reciclagem de conhecimentos em
língua inglesa e didática para o ensino da mesma. Com os títulos de “Capital do oeste catarinense”
e “Capital do interior catarinense”, Chapecó é referência na região no que diz respeito à saúde,
economia e educação. A população estimada em 2014 foi de mais de 202.000 habitantes1
, na
região metropolitana de Chapecó são 440.000 habitantes. Além disso, Chapecó é polo desta
região de cerca de 200 municípios somando mais de 2 milhões de habitantes1,2. Esse fato
contribuiu para que professores de língua inglesa de cidades que distam em alguns casos mais de
200 km de Chapecó viessem ao instituto por quatro semanas para o primeiro curso gratuito de
formação continuada de professores ofertado na região que foi o curso de Fonética e Fonologia
para professores de Língua Inglesa ofertado pelo câmpus Chapecó em 2013. Inicialmente, o curso
previa 12 vagas pela forma individualizada que pretendia trabalhar, no entanto, diante da inscrição
de 42 professores em apenas uma semana, houve ampliação para 18 vagas3
. Na segunda edição,
cuja matrícula não foi realizada pelo registro acadêmico, foram 60 inscritos. O edital não permitia
a inscrição de professores que não fossem formados em Letras, o que impediu que muitos outros
professores que não são formados em Letras, mas tem conhecimento da Língua inglesa pudessem
atender ao curso. Estes professores, na maioria das vezes, têm conhecimento da língua, mas lhes
falta conhecimento da teoria e da didática específica para o ensino da língua inglesa. Cabe lembrar
ainda que a atualização e capacitação continuada deve ser oferecida mesmo a professores que já
possuem títulos de pós-graduação lato e stricto sensu. Muitos professores já especialistas ou
mestres em outra área buscam o tipo de aperfeiçoamento e prática proposto pelo curso
apresentado neste projeto devido às especificidades inerentes ao ensino e à aprendizagem da
língua inglesa uma vez que a formação continuada, visando aprimoramento de práticas
pedagógicas, trocas de experiências e oportunidades de prática da língua são sinais de valorização
da construção do professor. Vários de nossos estudantes das edições anteriores, inclusive,
possuíam a titulação de mestre em Linguística ou Educação anterior ao curso e ainda assim
cursaram e completaram a especialização em Ensino de Língua Inglesa do câmpus Chapecó.
A partir da solicitação dos docentes que foram alunos do curso de Fonética e fonologia para
professores de língua inglesa e da busca feita pela universidade local por especialistas, os quatro
docentes que pretendem ministrar as aulas formaram um Grupo de Trabalho visando a criação de
uma especialização em Língua Inglesa que contemplasse as necessidades dos professores,
especialmente da rede pública, que nos procuraram na data em questão. Além disso, no
encerramento do curso ao preencherem um questionário abordando entre várias opções quais
cursos gostariam que fossem ofertados pelo Câmpus Chapecó, os 18 docentes cursantes
apontaram especialização em língua inglesa com os conteúdos neste projeto propostos como
primeira ou segunda opção de curso que fariam e que consideravam muito importantes para serem
bons profissionais.
Considerando a rede estadual de educação são dez as regionais que podem ser mais facilmente
beneficiadas pela oferta do curso em Chapecó (São Miguel do Oeste, Maravilha, São Lourenço do
Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Campos Novos, Videira e Caçador). Estas ficam
há uma distância máxima de 230 km de Chapecó. Sendo que no curso de Fonética e Fonologia o
aluno que vinha de município mais distante vinha da GERED de Lages que fica há 330 km de
Chapecó. As aulas foram previstas para ocorrerem nas sextas à tarde e à noite a fim de possibilitar
que
professores de outros municípios possam se deslocar até a cidade. No curso anterior, as aulas
ocorreram sextas e sábados com muitos alunos pernoitando em Chapecó.
Algumas das regionais mencionadas atenderam à consulta em relação ao número de docentes
que ministram a língua inglesa nas escolas estaduais. A maioria não possui estes dados no
sistema, mesmo no seu setor de Recursos Humanos. Os dados que nos foram fornecidos apontam
que em Chapecó somente nas escolas estaduais (sem contar a rede municipal que abrange 33
escolas e não fornece este dado, as doze escolas de idiomas oficialmente cadastradas e as 22
escolas particulares de ensino fundamental e médio) há mais de 40 professores atuando com a
língua inglesa e em Maravilha o número é superior a 30 professores apenas na rede estadual. A
GERED de Xanxerê informou que são 58 professores trabalhando a disciplina de língua inglesa
nas escolas estaduais sendo que 16 não são formados na área, 16 possuem apenas graduação e
26 possuem especialização, sendo a maioria não específica à língua inglesa. Mesmo tendo como
foco os professores da rede pública, é importante que possamos atender todos os professores de
língua inglesa da região oeste de Santa Catarina, uma vez que todo professor tem direito à
oportunidade de aperfeiçoamento e capacitação continuada e mesmo os que ministram aulas em
escolas particulares não tem a oportunidade de frequentar tais cursos por falta de oferta na região
e pelos custos financeiros envolvidos. Cabe ressaltar que os professores no oeste catarinense que
não são professores da rede pública são geralmente horistas e recebem em média R$ 20,00 por
hora/aula (valores relativos a maio de 2015), salário este que muitas vezes os impede de pagarem
cursos ou frequentarem locais onde possam praticar o idioma e trocar experiências de ensino.
1 http://cod.ibge.gov.br/19X Acessado em maio de 2015.
2 www.chapeco.sc.gov.br Acessado em maio de 2015.
3 Arquivos do Registro Acadêmico do IFSC – Câmpus Chapecó.
4 http://portal.inep.gov.br/inepdata
5 http://www.uceff.com.br/institucional.php#historia
Objetivos do curso
Proporcionar aos professores de língua inglesa da região oeste de Santa Catarina a oportunidade
de aperfeiçoarem o seu conhecimento da língua inglesa tanto estrutural quanto cultural a fim de
serem bons modelos para seus alunos em diversos aspectos da língua e, considerando a
construção da autonomia discente, conseguirem intervir de forma eficaz para a mais plena
aprendizagem de língua inglesa dos mesmos.
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