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A região da serra catarinense, no passado, obteve um protagonismo no cenário econômico estadual, alcançando o segundo maior Produto Interno Bruto PIB dentre os municípios catarinenses na década de 50. Após esse período o declínio de atividades como a pecuária extensiva e a indústria madeireira levou a uma redução da de sua importância econômica e ao empobrecimento de sua população. Novas alternativas surgiram, como, por exemplo, o Turismo Rural, mas dificuldades de comunicação, de adequação do produto e de identificação de público-alvo (questões mercadológicas / marketing) contribuirão para que o berço do turismo rural no Brasil e Capital Catarinense do Turismo Rural (lei estadual 12.593/2003) perdesse o protagonismo também neste setor. Nos últimos anos, em especial após 2010, várias iniciativas surgiram na região atuando para melhorar essa realidade. O Câmpus Lages do IFSC, é parceiro de várias dessas iniciativas e identificou a necessidade de implantação de um cursos de especialização em marketing para dar suporte conceitual a essas iniciativas em aspectos de administração mercadológica. Abaixo, mencionamos, algumas iniciativas regionais para as quais esse projeto pedagógico pretende contribuir: - Selo Sabor Serrano / Saber Serrano : O Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense CISAMA, reúne os 18 municípios da região serrana de Santa Catarina. Entre as suas atribuições estão a Segurança Alimentar e a Atenção a Sanidade de Produtos de Origem Agropecuária (Panificados, Carnes e derivados, Mel e derivados, Pescado, Pinhão, Queijarias e laticínios, ) nesses municípios. Para além da fiscalização e orientação, o CISAMA oferece aos pequeno. - Queijo Artesanal Serrano: A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina EPAGRI; vinculada ao governo do estado de Santa Catarina e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural EMATER, vinculada ao Governo do estado do Rio Grande do Sul, lideram um grupo que entregou 3 volumes de documentos, mais de 300 páginas, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - Orion Parque Tecnológico e MidiLages: o Orion Parque é um organismo planejado por entidades privadas, por órgãos governamentais e por instituições de ensino com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação na serra catarinense. O seu centro de inovação está, no final de 2018, com 90% de ocupação, sendo a maioria das empresas de base tecnológica. Essas empresas, em fase inicial de desenvolvimento, precisam dos mais variados suportes, dentre eles, conhecimentos de marketing e vendas para conseguirem se destacar em um mercado competitivo como o atual. Por isso, o diretor executivo, Sr. Claiton C. De Souza, afirma que as empresas residentes e virtuais do Orion Parque possuem demanda para esta especialização, sendo que eles poderiam se beneficiar direta ou indiretamente de um maior número de profissionais qualificados nesta área na região (declaração completa anexa). Para além do Orion, existe ainda o Micro Distrito de Base Tecnológica de Lages - Incubadora MIDILages que também possui empresas com dificuldades de planejar sua inserção no mercado consumidor. - Itinerário Formativo do Câmpus Lages do IFSC: atualmente o Câmpus Lages do IFSC oferece quatro cursos superiores: Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, CST em Processos Químicos e o CST em Gestão do Agronegócio. Em todos esses cursos existe, de forma direta ou transversal, o incentivo ao empreendedorismo. De toda forma, a limitação de tempo impede o profundamento dos conhecimentos de gestão que são recomendáveis para a abertura de um empreendimento. Desta forma, a especialização em marketing se apresenta como uma verticalização do itinerário formativo de todos os nossos cursos superiores no entendimento que pode fornecer conhecimentos necessários para a estruturação de um plano de marketing que possibilite verificar a viabilidade de um futuro empreendimento (quando associada a outras análises) e oriente sua posterior gestão. Para além dos contextos apresentados acima, existem diversas outras pessoas e organizações que, pelos motivos mais diversos, iriam se beneficiar deste curso de especialização. A função de Gerenciamento do Marketing passa a se tornar estratégico nas organizações de todos os segmentos. As exigências de elevados níveis de desempenho, qualidade, cumprimento de prazos, efetividade de custos e competitividade, são características do ambiente de negócios em nossos dias. Assim, a pós-graduação em Marketing ofertada pelo câmpus Lages se propõe a auxiliar os seus discentes a desenvolver competências, para que possam criar estratégias mercadológicas e gerir projetos de marketing de qualquer natureza, porte ou complexidade, para assim maximizar os resultados, reduzir os custos e despesas operacionais buscando maior competitividade e a superação dos desafios impostos pelo mercado.
Objetivos do curso Objetivo geral: Aprofundar os fundamentos teórico-práticos e qualificar profissionais para atuarem no Gerenciamento do Marketing em organizações de todos os segmentos, almejando, assim, a elevação dos níveis de desempenho e competitividade. Em consequência, espera-se que ao final do curso o egresso seja capaz de: Conhecer e compreender os conceitos teóricos e práticas administrativas aplicadas às diferentes áreas da organização sobre a Administração. Conhecer e compreender as novas formas de economia e seus impactos no mercado de negócios Compreender as bases da administração mercadológica para o desenvolvimento dos conhecimentos na área de marketing Analisar o mercado, as formas de segmentá-lo, e diagnosticar o segmento escolhido e definir as formas de posicionar o produto/negócio. Apropriar-se de conhecimentos para a construção de vantagens competitivas para o negócio/empresa/organização. Aplicar os conhecimentos na formação de análises e reflexões críticas por meio de estudos relacionados a área. Compreender os fatores que influenciam o comportamento do consumidor e dos compradores organizacionais, o processo de tomada de decisão de compra e os estágios no processo de compra. Compreender os conceitos centrais do marketing e sua importância para as organizações e sociedade, Aplicar os fundamentos do marketing para identificar os elementos estruturais de Marketing. Aplicar o conhecimento em pesquisa mercadológica para planejar, executar e analisar os resultados de pequenas e médias pesquisas para obter os conhecimentos necessários a formulação das estratégias de marketing. Apropriar-se de conceitos teóricos e relatos de experiências práticas sobre vendas com o objetivo de planejar e gerenciar as equipes de vendas Atuar na criação e a gestão de marcas. Identificar os principais tipos de marketing reconhecidos no mercado atual bem como sua aplicação
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