Projeto Político Pedagógico

Professores que ministram as unidades curriculares de Ciências, Biologia, Física, Matemática e Química no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
A produção de conhecimento e a experiência adquirida na área da educação técnica por parte do IFSC têm aberto novas possibilidades no ensino tecnológico e no ensino a distância. O curso cujo projeto se apresenta neste documento visa a validar a utilização de um ambiente educacional para uso no suporte à educação a distância nas várias formas de Educação Continuada para docentes da Educação Básica. Ao oferecer um curso de pós-graduação na área de Ensino de Ciências e Matemática, pretende-se incentivar e preparar professores que ministram as disciplinas de Ciências, Biologia, Física, Matemática e Química para que se tornem promotores de mudanças no contexto da sala de aula. Ao participar dessa proposta, os professores vivenciarão metodologias de ensino que os façam refletir e discutir sobre os conteúdos e as alternativas didáticas envolvidas. Portanto, a proposta do curso pauta-se em metodologias ativas e participativas, tendo as tecnologias da informação e comunicação como recursos no processo de ensino e aprendizagem, as quais poderão ser usadas: - como ferramentas transversais ao currículo; - na partilha de experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa; - na valorização de uma prática avaliativa indutora da melhoria da qualidade dos processos educativos; - no estímulo às estratégias pedagógicas promotoras de diferentes metodologias; - na adoção de ações que levem ao envolvimento dos alunos em trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), principalmente visando à transposição da teoria para a prática; - na mudança de práticas, com a integração de ferramentas de comunicação e interação a distância; - no prolongamento dos momentos de aprendizagem no tempo e no espaço, fomentando a disponibilização on-line de recursos educativos; - no desenvolvimento de atividades que potencializem a sua utilização em contextos multi e interdisciplinares. Pensando em ambientes virtuais de aprendizagem e nas unidades curriculares, é necessário, além dos aspectos homem-máquina, levar em consideração aspectos cognitivos da aprendizagem em relação ao usuário/estudante e, ainda, sociais e epistemológicos em relação ao usuário/professor. Atualmente, os ambientes virtuais de aprendizagem têm produzido excelentes ferramentas que auxiliam na interação requerida no processo de construção do conhecimento. Estabelece-se, assim, uma estrutura norteadora para o curso proposto. Os participantes vivenciarão metodologias de ensino que consideram os aspectos históricos, filosóficos, culturais e cognitivos necessários à criação de um saber próprio e ao entendimento das aplicações do conhecimento. Além disso, o professor ficará capacitado para analisar e refletir criticamente sobre conteúdos curriculares básicos, promovendo escolhas didáticas e tecnológicas adequadas à realidade da sua escola e à formação global do educando. Objetivo Geral Oferecer capacitação a professores das redes pública e privada do Ensino Fundamental e Médio, em nível de especialização, na área de Ensino de Ciências (Biologia, Física e Química) e de Matemática, de forma a promoverem mudanças no cenário atual das escolas em que estão inseridos, buscando, assim, maior qualidade na educação de seus alunos e melhor formação para o exercício da cidadania. Objetivos Específicos - Oportunizar o contato com discussões sobre a pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática; - propiciar um espaço de reflexão e aperfeiçoamento profissional, caracterizando a educação continuada e permanente; - disponibilizar o espaço de discussão sobre a evolução do conhecimento tecnológico e suas aplicações; - promover o debate sobre tendências metodológicas atuais em cada uma das unidades curriculares oferecidas; - contribuir com a formação de professores especialistas para atuarem na educação básica de forma crítica e inovadora.
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