Projeto Político Pedagógico

O Técnico em Agroecologia será habilitado para:

 

-Planejar, organizar, dirigir e controlar a produção agrícola de forma sustentável, analisando as características econômicas, sociais e ambientais.

 

-Elaborar e executar projetos de sistemas agroecológicos de produção agropecuária e agroextrativista e sistemas orgânicos de produção, aplicando as Boas Práticas de Produção Agrícola (BPA).

 

-Planejar, organizar e monitorar atividades de exploração e manejo do solo, das matas e das florestas de acordo com suas características, com as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e dos animais.

 

-Produzir mudas e sementes, em propagação, em cultivos abertos ou protegidos, em viveiros e em casas de vegetação.

 

-Planejar, organizar e monitorar programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos.

 

-Planejar, organizar e monitorar o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria-prima e dos produtos agroindustriais.

 

-Elaborar orçamentos, laudos, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.

 

-Orientar projetos de recomposição florestal em propriedades rurais. -Aplicar métodos e programas de melhoramento genético.

 

-Aplicar práticas sustentáveis no manejo de conservação do solo e da água.

 

-Prestar assistência técnica e assessoria no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, ou nos trabalhos de vistoria, perícia, arbitramento, consultoria, laudos, pareceres e relatórios técnicos.
Prestar assistência técnica às áreas de crédito rural e agroindustrial, de topografia na área rural, de impacto ambiental, paisagismo, jardinagem e horticultura, construção de benfeitorias rurais, drenagem e irrigação.

 

-Interpretar a análise de solos e aplicar fertilizantes e corretivos nos tratos culturais em sistema agroecológico.

 

-Identificar os processos simbióticos de absorção, de translocação e os efeitos alelopáticos entre solo e planta, planejando ações referentes aos tratos das culturas.

 

-Prestar assistência técnica à aplicação, à comercialização e ao manejo de produtos especializados.

 

-Selecionar e aplicar métodos agroecológicos de controle de vetores e pragas, doenças e plantas daninhas.

 

-Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita.

 

-Supervisionar o armazenamento, a conservação, a comercialização e a industrialização dos produtos agroecológicos.

 

-Elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção animal, vegetal e agroindustrial.

 

-Emitir laudos e documentos de classificação e exercer a fiscalização de produtos agroecológicos de origem vegetal, animal e agroindustrial.

 

-Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agroecológica. -Treinar e conduzir equipes nas suas modalidades de atuação profissional. -Aplicar as legislações pertinentes ao processo produtivo e ao meio ambiente. -Executar a gestão econômica e financeira da produção agroecológica. -Administrar e gerenciar propriedades agroecológicas.

 

-Operar e manejar máquinas, implementos e equipamentos agrícolas, veículos aéreos remotamente pilotados e equipamentos de precisão para monitoramento remoto inerentes ao sistema de produção agroecológico.

 

-Organizar ações integradas de agricultura familiar. -Atuar na certificação agroecológica.

 




O técnico em Agroecologia terá possibilidade de atuar em:

 

• Instituições públicas e privadas

 

• Instituições de certificação agroecológica, que visem garantir a origem (procedência) e

 

qualidade orgânica dos produtos obtidos.

 

• Instituições de pesquisa, que direcionam estudos para a construção de novos conhecimentos

 

e práticas inovadoras no âmbito da agroecologia;

 

• Instituições de extensão, que executem atividades baseadas nos princípios da Agroecologia

 

e educação do campo;

 

• Instituições do terceiro setor, interagindo em equipes que visem o desenvolvimento

 

sustentável; que executem projetos agroecológicos para o desenho e redesenho de sistemas

 

de vegetal e para agroindústrias;

 

• Parques e reservas naturais; executando projetos agroecológicos na área agroflorestal;

 

• Atividade autônoma, como empreendedor na produção e processamento de produtos

 

agroecológicos.

- Cultivar, manejar, processar e comercializar produtos agropecuários e extrativistas provenientes de sistemas produtivos fundamentados em preceitos agroecológicos;

 

- Diagnosticar e monitorar a qualidade ambiental, a fim de preservar e conservar os recursos naturais, assegurando a manutenção dos serviços ecossistêmicos;

 

- Elaborar, desenvolver e analisar projetos empreendedores sustentáveis voltados à pequena propriedade rural;

 

- Participar nas áreas de pesquisa, inovação, desenvolvimento de produtos e de extensão rural.

 

O conjunto de conhecimentos que o profissional deverá desenvolver é detalhado no conteúdo das Unidades Curriculares. Na medida do possível, as ações pedagógicas serão orientadas para a adoção de condutas adequadas; neste sentido, no decorrer do curso, espera-se que o aluno desenvolva atitudes de responsabilidade, pontualidade, iniciativa, criatividade, capacidade de trabalho em equipe, cooperação e respeito aos pares.

Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora, onde as unidades curriculares conversam entre si, buscando sintonizar as diferentes áreas do conhecimento e enriquecendo a prática pedagógica. Assim, a intervenção pedagógica favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do aluno.

 

O fazer pedagógico se dá por meio de atividades em sala de aula com aulas teóricas expositivo-dialogadas, estudos dirigidos, apresentações, seminários e desenvolvimento de projetos. Visitas técnicas/culturais pedagógicas, práticas laboratoriais, levantamento de problemas e busca de soluções no entorno da Instituição são atividades extraclasse, que complementam e dinamizam o processo. Dessa forma, a comunidade externa torna-se o espaço privilegiado em que a escola deve se inserir para articular os saberes.



Fernando Domingos Zinger: agroecologia.tec.lgs@ifsc.edu.br (49) 3221-4245

A avaliação será processual e diagnóstica, acompanhando o desempenho e desenvolvimento do aluno na constituição das competências e habilidades requeridas para o exercício profissional com cidadania, numa constante prática de ação-reflexão-ação, de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

 

Os instrumentos de acompanhamento do processo de aprendizagem dentro desta perspectiva serão organizados através de provas, trabalhos individuais ou em grupo, estudos de caso, portfólios, pesquisa teórica e de campo, seminários, defesas de trabalhos, projetos, entre outros.

 

Considerando a integração das tecnologias que promovem maior relação e participação do discente no processo pedagógico, as avaliações, da mesma forma, poderão ser realizadas do modo online e/ou presencial.

 

Nas situações de aulas ou atividades em EaD, a realização das avaliações será através dos processos oferecidos pelo ambiente virtual utilizado (tarefas/postagem de arquivos, fóruns, glossário, wiki, mapas conceituais, portfólio, simuladores, produção de vídeo, questionários entre outros) e/ou por recurso virtual alternativo. Os critérios para correção dos processos avaliativos estarão fundamentados: nas ações de ordem atitudinal que correspondem às dimensões saber ser e saber conviver; nas ações de ordem cognitiva que correspondem às dimensões do saber conhecer – saber teórico/conceitual – para lidar com temas relacionados à profissão, pessoal, de estudo e de pesquisa; e nas ações de ordem técnica que correspondem às dimensões do saber fazer.

 

Adota-se uma dinâmica adequada para o acompanhamento da construção das

 

competências previstas, qual seja:

 

Explicitação da função da avaliação: tanto professores quanto alunos são levados a

 

compreender o que é o processo de avaliação;

 

Definição do que é competência, traduzindo-se esse conceito para a formação do

 

aluno; Estabelecimento de critérios que evidenciam o desenvolvimento da

 

competência avaliada;

 

Escolha dos instrumentos de avaliação a serem utilizados;

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