Projeto Político Pedagógico

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A região Oeste de Santa Catarina faz fronteira com a Argentina. Em virtude dessa condição geo-política, São Miguel do Oeste, município localizado nesta região, acolhe, com muita frequência, visitantes, turistas e moradores de cidades fronteiriças argentinas interessados em comprar produtos e bens que o comércio local oferta. Muitas vezes também, a cidade de São Miguel serve como rota de passagem para outras cidades de Santa Catarina. Nesse contexto, os profissionais da área do comércio, do turismo e da prestação de serviços precisam ter conhecimento da língua espanhola para poder atender esse público cada vez mais crescente.

Proporcionar uma formação em língua espanhola além de contribuir para o crescimento profissional do conjunto de funcionários das empresas, contribui também para a formação cultural e cidadã dos trabalhadores, já que eles têm a possibilidade de ampliar o contato com pessoas de outras culturas e de mudar/ampliar sua visão de mundo.

O curso é destinado ao profissional que pretende atuar ou já atua no comércio, na prestação de serviços e no atendimento a pessoas em São Miguel do Oeste e nos seus arredores. O profissional deve estar apto, ao final do curso, a estabelecer a comunicação – oral e escrita – em nível básico/intermediário, com falantes de espanhol, atendendo-os de maneira eficaz e adequando sua linguagem às diversas situações discursivas do cotidiano.

a) Produzir diálogos para a comunicação em língua espanhola em ambientes de trabalho, tais como: atender falantes de espanhol que desejam comprar um bem ou um serviço, falar ao telefone, apresentar-se, descrever produtos e serviços, apresentar as condições de pagamento, participar de entrevistas de emprego, etc.

b) Ser capaz de compreender, interpretar, discutir e pŕoduzir textos em língua espanhola, principalmente relacionados à área do comércio, do turismo e da prestação de serviços;

c) Utilizar verbos no presente, passado e futuro (simples ou contínuo), presente e passado perfeito, verbos modais e outras estruturas gramaticais e vocabulário de forma apropriada em situações de comunicação no trabalho.

A metodologia do curso FIC de Conversação em Espanhol inclui aulas dialogadas que visam à apresentação e à discussão de temas variados; viagens a cidades argentinas vizinhas de São Miguel do Oeste para conhecer estabelecimentos comerciais, hotéis, quando possível; atividades pedagógicas de compreensão e produção dos diferentes gêneros textuais. Também estão previstas atividades individuais e em grupo de pesquisa sobre situações cotidianas relativas aos países hispânicos. Além disso, estão programados encontros com moradores da região provenientes de  outros países, como forma de propiciar a interação com falantes nativos de espanhol. As aulas buscam proporcionar situações reais de comunicação, nas quais o aluno faz uso de seu conhecimento prévio do idioma, incorporando gradativamente a ele novos conhecimentos. Ademais, as conquistas e realizações do aluno, tanto no plano individual quanto no coletivo, serão enfatizadas, valorizando sua autoestima e o ambiente de aprendizagem. Enfim, a metodologia busca promover uma ação pedagógica de valorização do ser humano, considerando suas diferenças culturais, do ambiente/espaço no qual ele está inserido e da sociedade, visando à profissionalização calcada na ética, na sustentabilidade e no respeito ao visitante/turista.

Juciane Ferigolo Parcianello
Contato: juciane.ferigolo@ifsc.edu.br

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e contínua. Serão avaliadas as atividades realizadas e o comprometimento do aluno durante as aulas, considerando seu crescimento e desenvolvimento. A avaliação inclui atividades práticas orais, de leitura, testes e realização de trabalho final. Por se tratar de um curso voltado para o desenvolvimento da produção e compreensão oral, os alunos serão avaliados pelo envolvimento e produção em sala de aula. Dentro dessa perspectiva, os seguintes itens serão observados durante o curso: assiduidade, participação, cooperação, autonomia, pontualidade, respeito e cumprimento das tarefas solicitadas. Serão também realizadas duas avaliações escritas e duas orais. Para cada tipo de avaliação, está prevista a aplicação de notas de 0 (zero) a 10 (dez), lembrando que nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o estudante não consiga elevar seu conceito nos trabalhos de recuperação. Ao final do curso, o aluno será considerado apto/não apto. Também implica reprovação a presença inferior a 75% nas aulas. Caso o aluno necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá horário de atendimento previamente agendado com o professor.

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