Projeto Político Pedagógico

Executa operações básicas de costura em tecidos planos e de malha, em máquinas reta e overloque, de acordo com especificações da ficha técnica, controlando a qualidade do trabalho realizado, organizando o posto do trabalho segundo prescrições do setor; de tempos e métodos, seguindo normas ambientais, de segurança e procedimentos da empresa. Executa a distribuição dos cortes e aviamentos. Possui conhecimento dos diversos tipos de máquinas de costura. Alimenta as máquinas de costura com linhas e agulhas. Refila peças de roupa. Executa acabamentos em peças de vestuário.

A egressa poderá atuar em pequenos empreendimentos próprios e em empresas do arranjo produtivo têxtil e do vestuário

O Programa Mulheres Mil constitui-se em um processo de democratização do acesso à Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para que as egressas possam dar continuidade à formação profissional. Portanto, além das habilidades e competências propostas neste curso, a egressa estará apta à caminhada do percurso educacional, ou seja, ascensão aos cursos estruturados e já existentes na área, por exemplo o Proeja – Técnico e posteriormente, o superior.

A prática pedagógica do Curso de Formação Inicial e Continuada “Costureiro de Máquina Reta e Overloque” orienta-se pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC, pelo Regulamento Didático Pedagógico Institucional (RDP), bem como pelo “Guia da metodologia do acesso, permanência e êxito do programa mulheres mil”, que afirma que “a metodologia que vai orientar a execução do Mulheres Mil parte da importância de uma Educação Popular que possibilite Instituto Federal de Santa Catarina – Reitoria Rua: 14 de julho, 150 | Coqueiros | Florianópolis /SC | CEP: 88.075-010 Fone: (48) 3877-9000 | www.ifsc.edu.br | CNPJ 11.402.887/0001-60 melhor integração das mulheres beneficiadas considerando suas realidades sociais, vivências e experiências (MAPE, 2023, p. 8). A elaboração do currículo por dois módulos (Módulo do Núcleo Comum e Módulo da Qualificação Profissional), implica em ações pedagógicas que possibilitem as alunas construírem seu conhecimento, compreender a relação do grupo de mulheres com o mundo do trabalho e as potencialidades de geração de renda existentes. Trata-se, assim, de uma metodologia que visa trabalhar conteúdos que ampliem suas percepções sobre o mundo. O processo do conhecimento não deve se restringir ao domínio da leitura e da escrita, mas se articular com processos de aprendizagem que contribuam para que elas compreendam o contexto socioeconômico em que estão inseridas e possam agir em busca de melhorias da qualidade de vida. As estratégias de ensino adotadas incluem atividades no laboratório de costura e de corte, aulas no laboratório de informática e aulas em outros espaços do Câmpus, bem como visitas técnicas a espaços de trabalho relacionados diretamente à área de atuação das egressas. As aulas terão abordagem teórico-prática, sempre privilegiando o trabalho com o contexto real da vida e do mundo do trabalho. Os módulos temáticos se beneficiam da possibilidade de uma metodologia interdisciplinar, e todas as atividades realizadas irão sempre girar em torno de reflexões e da realização de atividades práticas que foquem o papel da mulher na sociedade contemporânea, no exercício da cidadania e na participação do mundo do trabalho.

Fernando Mezadri
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Gaspar
Rua Adriano Kormann, 510, Bela Vista Gaspar - SC
fernando.mezadri@ifsc.edu.br
(47) 33183712

As avaliações acontecerão através de avaliação diagnóstica e processual, com cunho formativo, utilizando-se instrumentos diversificados. Serão considerados critérios como assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação individual, trabalhos em duplas, colaboração e cooperação com colegas e professores. A avaliação se dará durante todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Instituto Federal de Santa Catarina – Reitoria Rua: 14 de julho, 150 | Coqueiros | Florianópolis /SC | CEP: 88.075-010 Fone: (48) 3877-9000 | www.ifsc.edu.br | CNPJ 11.402.887/0001-60 A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte da aluna, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são: obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão da aluna. Os critérios elencados nas unidades curriculares permitem visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões. Conforme o artigo 41 do Regulamento Didático Pedagógico do IFSC, Art. 41. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). § 1º O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). § 2º Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero). Ao longo do processo, serão realizadas ainda atividades de autoavaliação e de avaliação do processo de ensino e aprendizagem, de maneira que as estudantes possam analisar continuamente seu processo de construção.

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