Projeto Político Pedagógico

Desenvolver competências que promovam o entendimento da atividade turística buscando o despertar para o desenvolvimento do turismo na região e a elaboração de roteiros turísticos.

Organismos turísticos públicos ou privados, agências e operadoras turísticas.

Possuir visão sistêmica da atividade turística sua organização, funcionamento e impactos;

Situar o turismo como atividade econômica, social e cultural;

Definir o produto turístico e quais as condições satisfatórias para comercializá-lo;

Identificar as atrações turísticas do Brasil;

Identificar oportunidades, onde a atividade turística poderá ser organizada;

Planejar e operacionalizar roteiros turísticos.

Visando garantir aos alunos uma base comum de conhecimentos, será iniciado o programa com a exposição de conceitos a cerca dos temas inclusos em cada unidade curricular. Serão usadas projeções, leituras orientadas e comentadas pelo professor, exemplos práticos, exercícios e o incentivo a discussão em grupo, sempre buscando que o aluno fale, dialogue, indague, ouça os colegas e pronuncia-se sobre o que ouve. Em determinados momento haverá apresentações de trabalhos, desenvolvidos em equipe, com a aplicação do conhecimento obtido anteriormente. É importante frisar que este processo de aprendizagem busca desenvolver a iniciativa por parte do aluno, a aprender agir, desenvolver confiança e exercitar a predisposição ao trabalho.

Adriana Murara Silva (adriana.murara@ifsc.edu.br)

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é um instrumento diagnóstico, com finalidade formativa, voltado ao crescimento que assegure a relação conhecimento x prática. Assim, realizar-se-á uma comparação dos resultados que forem sendo obtidos, no decorrer do trabalho, com os objetivos propostos, a fim de constatar o desenvolvimento de habilidades, progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções necessárias. Serão considerados os seguintes critérios: conhecimentos teóricos e práticos obtidos, integração ao grupo, desenvolvimento pessoal e postura ética (assiduidade, pontualidade, interesse, participação, respeito com professores e alunos). A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são: • Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno para o semestre seguinte. • Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso. • Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final da unidade curricular, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências. Será aprovado na unidade o aluno que tiver nota 6 e obtiver frequência igual ou superior a setenta e cinco por cento do total de horas letivas previstas no módulo.

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