Projeto Político Pedagógico

O Programa Mulheres Mil visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e
habilidades na execução de processos administrativos e atividades de apoio nas áreas de recursos
humanos, finanças, produção, logística e vendas. O programa busca também fomentar o
desenvolvimento de habilidades pessoais, criatividade e autoestima das participantes. Espera-se que
elas aprimorem suas capacidades no atendimento a fornecedores e clientes, expandindo suas
possibilidades de acesso ao trabalho e emprego. Além disso, o programa enfatiza a importância de
fornecer e receber informações sobre produtos e serviços, bem como o tratamento adequado de
documentos variados." (Fonte: Guia de Cursos FIC).

Instituições públicas no atendimento aos usuários e atividades administrativas;
- Instituições privadas, nas áreas industriais, comerciais e de serviços.

- Executa atividades de apoio nas áreas de gestão de pessoas, gestão pública, finanças, produção, logística e vendas, realizando processos administrativos apropriados para atender ao público-alvo;

- Fornece e recebe informações sobre produtos e serviços, bem como organiza o armazenamento de documentos físicos e digitais.

A metologia está estruturada, principalmente, na permanência e êxito da aluna e do perfil da
egressa, a partir das orientações do Guia Metodológico de Acesso, Permanência e Êxito (MAPE,
2023), na qual parte da importância de uma Educação Popular (fundamentada nos princípios de
dialogicidade, igualdade, problematização e empoderamento) que possibilite melhor integração
das mulheres beneficiadas considerando suas realidades sociais, vivências e experiências.
Neste sentido, a metodologia envolverá aulas expositivo-dialogadas, com metodologias-ativas,
atividades no laboratório de informática, estudos dirigidos, trabalhos em grupo, seminários,
levantamento de problemas e busca de soluções no contexto da área de trabalho.

Ricardo Guz

E-mail: ricardo.guz@ifsc.edu.br
(49) 3561-5714


4. Nome do(s) responsável(is) pelo PPC e contatos:
Sayonara Varela
E-mail sayonara.varela@ifsc.edu.br

As avaliações acontecerão por meio de avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa,
continuada e instrumentos diversificados. Serão considerados critérios como assiduidade,
realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação individual, trabalhos em duplas,
colaboração e cooperação com colegas e professores.
O Mapa da Vida, enquanto ferramenta-método processual, pode ser usado no decorrer da
qualificação profissional, por meio do qual os docentes também podem realizar a avaliação
diagnóstica , identificar dificuldades das participantes nos processos de aprendizagem, demandas
de conteúdos e debates sobre determinadas temáticas sensíveis ao grupo, identificar as
experiências prévias de trabalho e as possibilidades de articulação com uma determinada área de
trabalho e/ou geração de renda. Para isso, pode-se fazer as atividades e/ou dinâmicas, como, por
exemplo, rodas de conversa, avaliação coletiva, atividades práticas e trabalho em grupos (MAPE,
2023).

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