Projeto Político Pedagógico

Competências gerais: Exercitar o pensamento crítico no que se refere à interpretação dos fatos cotidianos do trabalho sabendo articular os conhecimentos acadêmicos e técnicos; Estar apto a conhecer e reconhecer as funções e operações básicas de costura industrial para dar suporte aos costureiros no processo de confecção do vestuário; Compreender os fundamentos científico-tecnológicos de cada unidade curricular; Quanto às competências relacionadas às técnicas de costura estão: Reconhecer os diferentes tipos de tecidos, riscar e cortar os moldes no tecido, utilizar diferentes tipos aparelhos e máquinas de costura, montar peças básicas e fazer a sequência operacional do produto, preencher ficha de protótipo. Compreender o contexto histórico em que os alunos estão inseridos a partir de conceitos e abordagens interdisciplinares, incorporando e (re)significando conteúdos e conhecimentos produzidos ao longo da vivência. Compreender os princípios da ética e cidadania e sua relação com o contexto de vida e trabalho sua realidade sócio cultural. Compreender os princípios da ergonomia e saúde no trabalho, bem como a relação destes com a manutenção de posturas saudáveis durante a prática das atividades laborais.

Quanto às competências relacionadas às atividades do assistente de costura estão: Assessora os costureiros no processo de montagem de peças de vestuário. Executa a distribuição dos cortes e aviamentos. Possui conhecimento dos diversos tipos de máquinas de costura. Alimenta as máquinas de costura com linhas e agulhas. Refila peças de roupa. Executa acabamentos em peças de vestuário. Por fim, o aluno egresso do curso de Formação Inicial e Continuada em assistente de Costura estará apto a conhecer e reconhecer as funções e operações básicas de costura industrial para dar suporte aos costureiros durante os diversos processos da confecção dos produtos de vestuário. Além disso, o profissional egresso do curso estará capacitado a desenvolver sua atividade considerando os aspectos técnicos, higiênico-sanitários, de responsabilidade socioambiental, de relações interpessoais e ética profissional.

O Curso Pronatec em Assistente de Costura (Mulheres Mil) será ofertado no IFSC – Câmpus Araranguá. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT, 2020) de 2019, a cadeia produtiva têxtil nacional é formada por 25.500 empresas formais, nos segmentos de fiação, tecelagem, malharia, estamparia, tinturaria e confecções, gerando 1,5 milhões de empregos diretos e 8 milhões de indiretos. Teve no ano de 2019 um faturamento de R$187,5 bilhões. Exportou neste mesmo ano R$3,6 bilhões e importou R$5,3 bilhões. O investimento no setor em 2019 foi cerca de 3,6 bilhões e teve como produção média de 9,04 bilhões de peças confeccionadas (vestuário, cama, mesa e banho) e 2,04 milhões de toneladas de produtos têxteis. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2013) mostram que a Macrorregião Sul, local da sede do curso, no Campus Araranguá, apresentou um crescimento demográfico de 12%, alcançando 906.927 habitantes, respondendo por 14,51% do total do Estado. A mesma pesquisa traz valores referentes ao valor adicionado fiscal (VAF) da Macrorregião Sul, organizado segundo os 20 grupos de atividades econômicas mais representativas, no período de 2008 a 2014. O Grupo 141 - Confecção de artigos do vestuário e acessórios (Versão CNAE 2.0) teve um incremento de 72% no período, passando de 180 milhões para 309 milhões. A região conta com 52.491 mil empresas, gerando mais de 250 mil empregos em 2011. O maior número de empregos está no setor secundário, com 106.333 postos de trabalho, representando 42,5% do total. Com relação ao porte, 93,3% são microempresas, 6% são pequenas empresas, 6% são médias empresas e 0,5% são grandes empresas. As micro e pequenas empresas somadas são responsáveis por 67% dos empregos da região. Já os microempreendedores individuais passaram de 3.124 para 10.583 entre 2010 e 2012, um acréscimo de 239%. O número de empresas de Confecção e Artigos de Vestuário na Macrorregião soma 2200 estabelecimentos (SEBRAE, 2013). O Campus Araranguá foi aprovado no Plano de Expansão I. Localiza-se no extremo sul do estado de Santa Catarina, a 210 km de Florianópolis, atende a demanda dos municípios que compõem a região da Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina (AMESC, 2016), a saber, Araranguá, Passo de Torres, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Praia Grande e São João do Sul. Dados fornecidos pela AMESC em 2016, mostram um total de 1.700 empresas vinculadas ao segmento têxtil na região, sendo 80% deste total de microempresas. Os dados descritos acima evidenciam a representatividade na produção têxtil e de confecção de SC e principalmente do polo têxtil onde está situada a cidade de Araranguá. O egresso do curso de Assistente de Costura tem noções básicas do sistema de produção da confecção e do encaixe e corte, sendo capaz de compreender a sistemática do fluxo de produção de uma confecção. Além disso, é capaz de reconhecer fichas de produção e de corte de peças do vestuário, também efetuando o corte de produtos no tecido adequado, sabendo reconhecer os diferentes tipos de tecidos e encaixes. O egresso do curso Pronatec em Assistente de Costura é capaz de confeccionar o produto básico, sabendo reconhecer os diferentes tipos de tecidos, linhas, aviamentos e utilizando a máquina de costura adequada a cada operação. O egresso do curso Pronatec em Assistente de Costura tem noções básicas de saúde, ética e cidadania, podendo assim ter uma formação completa em que não só as competências profissionais são valorizadas, mas também as relações humanas e sociais. Sabendo assim ser um profissional completo que desempenha suas funções com competência, além de ser um cidadão consciente e preparado para o mercado e a vida. Dessa forma, o curso Pronatec de Assistente de Costura pretende atender as demandas de mão de obra qualificada da região e de conhecimento específico para qualificação profissional. Essa estrutura curricular ultrapassa a formação tecnicista e tem como objetivo proporcionar uma formação cidadã e com posicionamento crític

Quanto às competências relacionadas às atividades do assistente de costura estão: Assessora os costureiros no processo de montagem de peças de vestuário. Executa a distribuição dos cortes e aviamentos. Possui conhecimento dos diversos tipos de máquinas de costura. Alimenta as máquinas de costura com linhas e agulhas. Refila peças de roupa. Executa acabamentos em peças de vestuário. Por fim, o aluno egresso do curso de Formação Inicial e Continuada em assistente de Costura estará apto a conhecer e reconhecer as funções e operações básicas de costura industrial para dar suporte aos costureiros durante os diversos processos da confecção dos produtos de vestuário. Além disso, o profissional egresso do curso estará capacitado a desenvolver sua atividade considerando os aspectos técnicos, higiênico-sanitários, de responsabilidade socioambiental, de relações interpessoais e ética profissional

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Nome do responsável pelo projeto: Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha, Karoline Nazário. 6 Contatos: jaqueline.steffens@ifsc.edu.br 48 3311 500

Avaliação e Feedback (5% do tempo total): ● Avaliação Contínua: ○ Observação contínua do desempenho dos alunos durante as práticas. ○ Feedback regular sobre o progresso individual. ● Sessão de Perguntas e Respostas: ○ Oportunidade para os alunos esclarecerem dúvidas. ○ Discussão sobre experiências práticas e desafios enfrentados. ● Visita a Ateliês ou Indústrias de Costura: ○ Possibilidade de visita técnica para conhecer ambientes reais de trabalho. ○ Palestra de profissionais da indústria sobre experiências práticas. ● Quadro branco ou projetor para apresentações teóricas.

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