Projeto Político Pedagógico

O Programa Mulheres Mil visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades na execução de processos administrativos e atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas. O programa busca também fomentar o desenvolvimento de habilidades pessoais, criatividade e autoestima das participantes. Espera-se que elas aprimorem suas capacidades no atendimento a fornecedores e clientes, expandindo suas possibilidades de acesso ao trabalho e emprego. Além disso, o programa enfatiza a importância de fornecer e receber informações sobre produtos e serviços, bem como o tratamento adequado de documentos variados." (Fonte: Guia de Cursos FIC).

Áreas/campo de atuação do egresso:

- Instituições públicas no atendimento aos usuários e atividades administrativas;

- Instituições privadas, nas áreas industriais, comerciais e de serviços.

O Programa Mulheres Mil constitui-se em um processo de democratização do acesso à Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para que as egressas possam dar continuidade à formação profissional. Portanto, além das habilidades e competências propostas neste curso, a egressa estará apta à caminhada do percurso educacional, ou seja, ascensão aos cursos estruturados e já existentes na área, por exemplo o Proeja –técnico e posteriormente, o superior. As competências para o egresso do curso de Assistente Administrativo são: executar atividades de apoio nas áreas de gestão de pessoas, gestão pública, finanças, produção, logística e vendas, realizando processos administrativos apropriados para atender ao público-alvo. Fornecer e receber informações sobre produtos e serviços, bem como organizar o armazenamento de documentos físicos e digitais.

Metodologia de desenvolvimento pedagógico do curso: A prática pedagógica no Curso de Formação Inicial e Continuada Assistente Administrativo está alinhada com os princípios estabelecidos no PDI - Projeto de Desenvolvimento Institucional do IFSC e para RDP - Regimento Didático Pedagógico do IFSC.. Além disso, ela é influenciada pelo 'Guia da Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil', que enfatiza a importância de uma abordagem de Educação Popular. Essa abordagem visa promover uma integração mais eficaz das mulheres beneficiadas, levando em consideração suas realidades sociais, vivências e experiências (MAPE, 2023, p. 8). A estrutura curricular compreende dois módulos distintos: o Módulo do Núcleo Comum e o Módulo da Qualificação Profissional. Essa abordagem implica na implementação de ações pedagógicas que capacitam as alunas a construir seu próprio conhecimento. Além disso, permite que elas compreendam a relação do grupo de mulheres com o mundo do trabalho e explorem as potencialidades de geração de renda disponíveis. Nesse contexto, a metodologia deste curso se baseia em princípios que priorizam a aprendizagem do estudante : A intervenção pedagógica é estruturada com foco na educação de jovens e adultos, promovendo o aprender a aprender, a contextualização, a pesquisa, a problematização, a aprendizagem significativa, a interdisciplinaridade e a autonomia. O papel do professor é o de mediador e facilitador da aprendizagem, por meio de ações planejadas que buscam estimular a aplicação contínua e contextualizada dos processos de mobilização, articulação, reelaboração e aplicação do conhecimento. Os recursos didáticos são construídos com base nas unidades curriculares e nos eixos temáticos, criando situações de aprendizagem onde o aluno participe ativamente da construção de suas competências e habilidades. A avaliação é contínua e diagnóstica, acompanhando o desempenho do aluno na formação das competências e habilidades necessárias para sua futura carreira profissional, promovendo uma prática de ação, reflexão e ação por parte de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. O conteúdo das unidades curriculares é desenvolvido de forma integrada, enfatizando a contextualização do conhecimento adquirido com a prática profissional. 

 Chefe DEPE: Ricardo Guz E-mail: ricardo.guz@ifsc.edu.br (49) 3561-5714.

Nome do(s) responsável(is) pelo PPC e contatos: Sayonara Varela E-mail sayonara.varela@ifsc.edu.br.

Avaliação da aprendizagem: A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação individual, trabalhos coletivos, colaboração e cooperação. A avaliação ocorrerá em todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. A recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas que promovam a aprendizagem não adquirida anteriormente.

RDP - Art. 41. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). § 1º O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). § 2º Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero). A recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, conforme disposto na RDP: “Art. 38. A recuperação de estudos, a que todos os alunos têm direito, compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem. § 1o As novas atividades ocorrerão, preferencialmente, no horário regular de aula, podendo ser criadas estratégias alternativas que atendam necessidades específicas, tais como atividades sistemáticas em horário de atendimento paralelo e estudos dirigidos. § 2o Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à nova avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação após a recuperação.”

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