Projeto Político Pedagógico

● Planejar, controlar e executar a instalação e a manutenção de sistemas e instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

● Elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, sistemas de acionamentos elétricos e de automação industrial e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações.

● Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas.

● Elaborar e desenvolver programação e parametrização de sistemas de acionamentos eletrônicos industriais.

● Planejar e executar instalação e manutenção de sistemas de aterramento e de descargas atmosféricas em edificações residenciais, comerciais e industriais.

● Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento, visando atender às transformações digitais na sociedade.

● Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos;

● Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos;

● Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção;

● Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos;

● Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações.

● Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento e implementação de sistemas elétricos, de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos usuários.

● Conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às técnicas e aos processos de produção, às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e trabalhistas e à gestão de conflitos

A metodologia do trabalho pedagógico é adotada tendo em vista algumas finalidades e características do IFSC, entre elas a articulação entre teoria e prática, educação e trabalho. Essa interdisciplinaridade proposta é importante para que o processo de formação do técnico em Eletrotécnica contribua efetivamente para o desenvolvimento e aplicação das competências adquiridas, para o exercício pleno da cidadania, por meio do desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo de cidadãos participativos, conscientes de seus direitos sociais. As estratégias de ensino referem-se aos meios utilizados pelos docentes na articulação do processo de ensino, em consonância com atividades e resultados esperados. Considerando que o público dos cursos de PROEJA é caracterizado por ser formado por pessoas cujas histórias de vida não possibilitaram a formação na educação básica no tempo regular, a metodologia de acompanhamento dos trabalhadores-estudantes é necessária para que aconteça realmente o diálogo entre o saber empírico dos trabalhadores e o saber escolarizado. Nesse contexto, em articulação ao processo de ensino, estão previstas aulas expositivas, reflexivas e dialogadas, atividades de trabalhos em equipe, visitas técnicas a partir do embasamento teórico-reflexivo, apresentação de seminários em sala de aula, participação dos trabalhadores-estudantes em eventos, atividades de laboratório e aulas de campo.

Ramão Tiago Tiburski - ramao.tiburski@ifsc.edu.br - (49) 3197-8455

A avaliação é concebida como parte integrante do processo educativo. Não deve ser um instrumento de classificação, de seleção ou de exclusão social, mas de construção coletiva dos sujeitos, que possibilite a ação-reflexão-ação do processo de ensino e aprendizagem. Para os trabalhadores-estudantes, são ações que viabilizem tanto o domínio técnico como o domínio dos demais aspectos relevantes à formação cidadã. Enquanto instrumento do processo didático-pedagógico, deve ser processual, diagnóstica e qualitativa, ferramenta construtiva que promova melhorias e inovações, com vistas ao aperfeiçoamento didático-pedagógico. A avaliação deve abranger aspectos qualitativos e quantitativos, sendo que os aspectos qualitativos preponderam sobre os quantitativos. A avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem visando à construção dos conhecimentos. Os instrumentos avaliativos devem atender às peculiaridades dos estudantes, uma avaliação emancipatória que contribua para que o sujeito possa qualificar-se e atuar melhor no mundo do trabalho. Esses instrumentos podem ser formados por observação diária dos trabalhadores-estudantes pelos professores, em suas diversas atividades; trabalhos de pesquisa individual ou coletiva; testes e provas escritos com ou sem consulta; atividades avaliativas orais quando o/a estudante têm muita dificuldade em se expressar por escrito, nas quais possa com palavras expressar suas experiências de vida e profissionais; debates em grupo; autoavaliação como ferramenta diagnóstica; entrevistas e arguições; resoluções de exercícios; planejamento ou execução de experimentos ou projetos; relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas; atividades práticas referentes àquela formação; realização de eventos ou atividades abertas à comunidade; demais instrumentos que a prática pedagógica indicar. A avaliação deve considerar o crescimento do estudante qualitativa e quantitativamente. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). O valor final do aproveitamento será composto pelas avaliações que o/a docente considerar importantes, podendo ser de cunho formal ou prático, feitas ao longo de cada unidade curricular. É importante registrar que a avaliação será realizada, em cada componente curricular, por bloco de conteúdos propostos neste projeto, considerando os objetivos ou competências propostos no plano de ensino. Será obrigatória a frequência às atividades correspondentes a cada componente curricular, ficando nela reprovado o estudante que não comparecer, no mínimo, a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências, sem desconsiderar uma formação integral e igualitária. Conforme a Resolução CEPE/02/2022, o trabalhador-estudante terá oportunidade de fazer atividade substitutiva à avaliação não realizada, por meio de processo específico, acompanhado pelo articulador, não se aplicando o disposto no artigo 97 do RDP. Por não se tratar de oferta regular, não haverá possibilidade de realização de plano de estudo individual e/ou turma especial. O trancamento de matrícula não está previsto neste projeto pedagógico de curso.

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