Projeto Político Pedagógico

Preparar, confeccionar e acondicionar salgados tradicionais e elaborados, quentes e frios, fritos, assados e cozidos, utilizando as técnicas e os princípios das boas práticas de manipulação de alimentos e salgadaria.

A profissional egressa do curso de Salgadeiro poderá atuar em restaurantes, cozinhas industriais, lanchonetes, cantinas, hotéis, empresa de eventos, padarias, confeitarias e demais estabelecimentos manipuladores de alimentos. A profissional também poderá produzir salgados, bolos, pizza, dentre outros artigos do gênero para revenda em feiras, exposições, no comércio local, em empreendimento de economia solidária ou como profissional autônoma

O Programa Mulheres Mil constitui-se em um processo de democratização do acesso à Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para que as egressas possam ter outras possibilidades de atuação profissional. Portanto, além das habilidades e competências para a produção alimentícia, a egressa estará apta à caminhada no percurso educacional, ou seja, ascensão aos cursos estruturados e já existentes na área, por exemplo o Proeja – Técnico e posteriormente, o superior, ofertados pelo câmpus.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento pedagógico do curso permitirá a construção do pensamento crítico da estudante em tomar decisões frente aos desafios da vida profissional. Para tanto, o curso será desenvolvido na modalidade presencial, por meio de aulas expositivas e dialogadas com os conteúdos propostos, assim como aulas práticas em laboratórios, estudos dirigidos, apresentações, seminários, visitas técnicas, estudos de caso, levantamento de problemas e busca de soluções para demandas da área de estudo. Além disso, a estudante também contará material didático de apoio como: fichas técnicas, vídeos, fotos, exercícios, referências bibliográficas para leitura, entre outros.

Nome: Luciane Patricia Oliari
E-mail: depe.continente@ifsc.edu.br
Telefone: 3877-8430

De acordo com o Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC, os instrumentos de avaliação serão diversificados e irão constar no plano de ensino do componente curricular, o qual estará estimulando a estudante à pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. Dentre os instrumentos de avaliação poderão ser utilizados: prova oral, escrita e/ou prática, trabalhos individuais e/ou em grupo e/ou outras estratégias que o professor considerar adequado à turma. A avaliação terá caráter diagnóstico e formativo, sendo processual, somativa, continuada e diversificada, consistindo em um conjunto de ações que permitam obter dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso.
O processo avaliativo integra o conjunto de conhecimentos e habilidades, conforme descrito nas matrizes curriculares, e de atitudes gerais: - Postura ética e crítica em relação aos temas e conteúdos abordados; - Assiduidade e pontualidade nas aulas; - Participação nas aulas e empenho nas atividades propostas; - Iniciativa, disponibilidade, flexibilidade, criatividade e organização; - Trabalhos em grupos, compartilhamento de responsabilidades e respeito às diferenças; - Respeito à comunidade acadêmica e zelo pelo patrimônio escolar. São consideradas funções primordiais da avaliação: - Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino-aprendizagem; - Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso; Os registros das avaliações são feitos de acordo com o estabelecido no RDP. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada semestre letivo, apontando a situação da aluna no que se refere à constituição de competências, em diário de classe e no sistema acadêmico, conforme nomenclatura prevista no RDP. As atividades de avaliação acontecerão durante todo o processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Essa avaliação será feita por observação, registros e interações professor-aluna. As atividades escritas, que poderão ser solicitadas ao longo da UC, serão avaliadas segundo critérios: domínio dos conhecimentos teórico-práticos, criticidade, objetividade e clareza conceitual e capacidade de síntese. A apresentação oral, que também poderá ser solicitada, será avaliada pelo professor de acordo com: domínio dos conhecimentos, objetividade, coerência na apresentação dos conhecimentos, habilidade comunicativa, capacidade de síntese. A autoavaliação por parte das estudantes também é uma possibilidade de avaliação. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que visam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências e habilidades. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação de acordo com o conteúdo, cujo resultado será registrado pelo professor. A recuperação paralela (nova avaliação) será aplicada ao aluno que não atingir o conceito mínimo na UC ou que tiver faltado por motivo justificado formalmente (motivos de doença, de trabalho ou falecimento na família). Para a aprovação o aluno deverá atingir, no mínimo, 75% de frequência e nota mínima 6,0 (seis).

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