Projeto Político Pedagógico

Compreender aspectos gerais sobre a produção, o planejamento e a execução de cursos na modalidade a
distância no IFSC e em demais instituições interessadas.

Compreender aspectos gerais sobre a produção, o planejamento e a execução de cursos na modalidade a
distância no IFSC e em demais instituições interessadas.

Compreender aspectos gerais sobre a produção, o planejamento e a execução de cursos na modalidade a
distância no IFSC e em demais instituições interessadas.

A proposta do curso articula teoria e prática da educação a distância, a fim de proporcionar aos
participantes orientações em relação às atividades típicas da atuação nesta modalidade. O curso poderá
envolver atividades presenciais e/ou atividades síncronas e assíncronas no ambiente virtual de ensino e
aprendizagem Moodle.
A metodologia de um curso ofertado na modalidade a distância deve propiciar a interação entre
todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem e também possibilitar momentos afetivos de
aprendizagens colaborativas que contribuam para o desenvolvimento das habilidades e competências
delineadas para a formação do perfil profissional, especialmente para a formação docente na educação
profissional e tecnológica.

Carlos Alberto da Silva Mello
Douglas Juliani
Gislene Miotto
Sabrina Bleicher

De acordo com o Art. 41, da nova RDP do IFSC, o resultado da avaliação será registrado por
valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 1o O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
§ 2o Ao aluno que computar menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no
PPC para o componente curricular, será atribuído o resultado 0 (zero).
§ 3o O registro parcial de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na
forma de valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 4o A decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações, suas
ponderações e as discussões do conselho de classe final.
§ 5o A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos/competências
propostos no plano de ensino.
De acordo com a Lei no 9394/1996, é obrigatória a frequência de alunos e professores, de 75%
(setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para cada componente curricular, salvo
nos programas de educação a distância.
Para obter certificado de conclusão do curso, o participante deverá ter frequência igual ou superior a
75% da carga horária presencial (quando o curso se realizar desta forma) e/ou acessar o ambiente virtual
de aprendizagem e ter aproveitamento nas atividades propostas (nos casos em que o curso for também ou
exclusivamente a distância).

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